Dia 01 de janeiro

 

 

"...tudo se fez novo".

II Coríntios 5.17.

 

Estamos no primeiro dia de um novo ano, mas no mundo e nas coisas não há nada novo. Tudo o que há de ser também já foi: "O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou" Eclesiastes 3.15. Nos homens e em outros deuses, não podemos encontrar nada de novo, tudo é uma coisa vã, vazia; tudo é vaidade: "Porque, que mais tem o homem de todo o seu trabalho, e da aflição do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol? Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade" Eclesiastes 2.22-23. "Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus? Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam" Salmos 115.2-8.

Tudo o que é novo Deus colocou numa Pessoa: em Jesus Cristo: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" II Coríntios 5.17.

O próprio mundo e todas as coisas que há nele são velhas. As coisas envelhecem. O nosso corpo também envelhece, mas para quem crê nEle, ainda que as coisas exteriores se corrompam, o interior se renova todo dia: "Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia" II Coríntios 4.16.

Deus destruiu tudo o que era do velho naquela cruz: "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado" Romanos 6.6, para nos fazer viver em novidade de vida: "De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida" Romanos 6.4.

Não há nada novo fora de Cristo. Ele é o novo homem, e tudo o que há de novidade: "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos" Colossenses 3.9-11.

O mundo tem a sua aparência, mas tudo passará; em Cristo, tudo se fez novo. O que podemos fazer nesse primeiro dia de um novo ano, não é renovar nossas esperanças nas coisas, mas nos despojarmos do velho e nos revestirmos do novo: "Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade" Efésios 4.22-24.

Façamos uma festa com o pão que desceu do céu; com o vinho novo que é melhor, e não com o fermento velho: "Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade" I Coríntios 5.7-8.

"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens. Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Não destruas por causa da comida a obra de Deus" Romanos 14.17-20. Amém.

Retornar