Dia 01 de setembro

 

 

"Aquele que se banhou não

necessita senão lavar os pés...".

João 13.10.

 

Nessa passagem das Escrituras, após Jesus ter comido a páscoa com os seus discípulos, tomou uma bacia, deitou água nela e começou a lavar e a enxugar os pés dos discípulos (João 13.6-15).

Muitos tomam esses textos, como também aqueles que falam sobre a ceia, para introduzir mais um ritualismo às suas práticas, mas Jesus nos deu um ensinamento muito precioso através dessas palavras. A regeneração é um lavar pela água da Palavra: "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" João 3.5. "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo" Tito 3.5.

Como disse Jesus, todo aquele que nasceu do Espírito está limpo, e essa limpeza se deu pela Palavra: "Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado" João 15.2-3.

Agora, estamos limpos, com exceção dos pés, que devemos lavar uns dos outros. Os pés são os membros que tocamos este mundo. Os pés são para andar. Em nossa caminhada cristã já estamos limpos, agora é necessário o cuidado em amor uns para com os outros da maneira como andamos.

A maneira como andamos nesse mundo, ainda precisam ser limpos. Isto não é algo que podemos fazer individualmente, só pode ser feito pela Igreja: "Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade" I Timóteo 3.15.

Ninguém por si mesmo pode discernir os seus próprios erros: "Quem pode discernir os seus próprios erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos" Salmos 19.12.

Tomar a água, a Palavra, e limpar os pés dos irmãos é um ato de exortação, ou admoestação. Nem exortar nem admoestar tem o sentido de rispidez. Exortar é animar, e admoestar é aconselhar com brandura, com humildade. Nisto Jesus nos deu o exemplo. Ele fez por amor, e deve ser feito com humildade e bondade.

Usar a Palavra como exortação sem amor não é lavar os pés, mas sim tomar e usar o cajado ou a vara que pertence somente ao Pastor: "Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação" I Coríntios 14.3.

Um irmão só está apto para lavar os pés de outro irmão se estiver cheio de conhecimento e de bondade, senão o que ele fará será um juízo próprio e não terá efeito no lavar: "Eu, da minha parte, irmãos meus, estou persuadido a vosso respeito, que vós estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento e capazes, vós mesmos, de admoestar-vos uns aos outros" Romanos 15.14.

Por este símbolo, Jesus nos deu o exemplo, para que como Ele fez, façamos nós também; com o coração cheio de amor, de conhecimento e de bondade pelos irmãos. Amém. 

Retornar