Dia 02 de agosto

 

 

"...medita dia e noite...".

Salmos 1.2.

 

Diante dessa Palavra de Deus no Salmo 1, podemos perguntar: - Por que necessitamos meditar em sua Palavra sendo que agora ela está escrita em nossos corações? (Hebreus 8.10). Precisamos meditar porque tudo o que foi escrito, para nosso ensino foi escrito (Romanos 15.4).

Tudo o que vemos, ouvimos, e sentimos passa pela nossa mente, pela nossa alma. Estas coisas pode também muitas vezes  trazer algo negativo; por exemplo: influenciar nossos pensamentos e daí gerar angustias, preocupações, ansiedades e etc... Tiago ensina que esta palavra que está escrita se torna poderosa para salvar as nossas almas, a parte do homem que agora Deus está operando a salvação (Tg. 1.21).

No texto do Salmo 1, nos versos 1 e 2, Deus está dizendo àqueles que a Palavra está escrita em seus corações, que é para não andar no conselho dos ímpios, nem se assentar na roda dos escarnecedores, mas é para meditar em Sua Palavra de dia e de noite, porque a Sua Palavra é que deve ocupar todo o nosso pensamento: "Quanto ao mais, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo que é justo, tudo o que é puro, tudo que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai" Filipenses 4.8.

É verdade que a Palavra de Deus está escrita em nossos corações de forma definitiva pelo Espírito Santo, mas Deus nos ensina que a Sua Palavra é para ocupar o nosso pensamento, porque ela nos refrigera a alma. Ela tem um efeito bendito de nos livrar das aflições desse presente século: "A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos" Salmos 19.7-8.

A leitura da Sua Palavra é necessária para armazenarmos a letra, o Logos, para que depois o Espírito possa vivificar o Rhema. A leitura de Sua Palavra traz para a mente aquilo que já está como promessa em nossos corações: "Buscai no livro do Senhor, e lede; nenhuma destas coisas faltará, nada falhará; porque a minha boca tem ordenado, e o seu espírito mesmo as tem ajuntado" Isaías 34.16.

Medite nela dia e noite. Ela te dará entendimento e bom siso: "Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará" Provérbios 2.10-11; então tudo o que você fizer prosperará: "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido" Josué 1.8.

Meditar nela também é necessário para a comunhão com os irmãos. Quando estamos em comunhão, seja pessoal ou com a igreja, é necessário que somente a Palavra seja falada entre nós: "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração", pois apenas ela tem poder para nos santificar.

Lendo, falando e ouvindo a Palavra de Deus estaremos nos enchendo do Espírito, uma necessidade de todo cristão: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração" Efésios 5.18-19.

Que a nossa boca seja santificada pelo Senhor para que a usemos somente para edificação; falemos aquilo que foi meditado na Sua Palavra, pois a boca do justo é manancial de vida. Meditemos em Sua Palavra, para que possamos ministrar graça aos que ouvem e que a comunhão com os outros irmãos seja recíproca. Amém.

Retornar