Dia 02 de fevereiro

 

 

"Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro

e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira...".

Romanos 11.24.

 

Quem trabalhou com lavoura sabe como fazer um enxerto. Por exemplo: Pega-se uma muda de laranja brava, corta-se o tronco, e enxerta nele um galho de laranja doce. Do enxerto para baixo, a natureza é de laranja brava, do enxerto para cima é de laranja doce. A árvore usará a força da laranja brava, mas nos seus galhos dará laranja doce. Esse é um enxerto que naturalmente se faz.

No Reino de Deus, o enxerto é contra a natureza. No texto que iniciamos, Deus nos ensina que fomos cortados do natural zambujeiro, de uma espécie de oliveira brava, e contra a natureza, enxertado na boa oliveira. Nós somos por natureza pecadores. Somos por natureza árvores más, e damos frutos maus; somos raça de víboras. A oliveira verdadeira é o Israel de Deus, o verdadeiro povo de Deus, gerados em Jesus Cristo: "Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto" Efésios 2.12-13.

Se fosse seguido o curso da natureza, mesmo enxertados na oliveira verdadeira, os frutos que dariam em nós seriam maus. Mas como Deus nos ensina em Sua Palavra, esse enxerto em Cristo é contra a natureza. Isso porque não se enxerta um ramo ruim em um tronco bom, mas um ramo bom em um tronco ruim. Mas em Cristo é contra a natureza, porque mesmo estando na fraqueza da carne do pecado, podemos dar frutos bons: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" João 15.5.

Por ser contra a natureza, muitos não entendem como pode ser isso. Quem não foi liberto do pecado, ainda está no natural zambujeiro, não pode compreender, porque isso discerne espiritualmente: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" I Coríntios 2.14.

Cristo, pelo seu Espírito, vem viver em nós, nesse corpo mortal. Mas mesmo que nosso corpo seja mortal por causa do pecado, o espírito vive por causa da justiça: "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça" Romanos 8.9-10.

Todo aquele que está em Cristo, dá muito fruto. Ainda que seja nessa carne, e nesse mundo, dá fruto bom; dá muito fruto para Deus: "Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos" Romanos 7.4 e João 15.8.

Para dar bom fruto, é preciso ser cortado do natural zambujeiro, dessa natureza pecadora que nascemos, e ser enxertados em Cristo. Isto Deus realizou quando Jesus foi crucificado. Fomos plantados juntamente com Ele na sua morte, e na sua ressurreição: "Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado" Romanos 6.5-6.

Creia com o coração, e confesse com a sua boca: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2.20, e você dará fruto bom, ainda que seja contra a natureza, porque o poder é de Deus e não de nós: "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós" I João 3.9 e II Coríntios 4.7. Amém. 

Retornar