Dia 03 de fevereiro

 

 

CANAÃ COMO TIPO DE CRISTO

 

Quando olhamos o livro do Josué para extrair alguns princípios espirituais a respeito de Canaã, o primeiro que encontramos é que a terra não foi conquistada, mas simplesmente tomada em possessão, como uma herança. Em nenhuma parte do livro do Josué se usa a palavra conquista; só se fala de tomar a herdade, de receber uma possessão. Israel nunca conquistou nada; tudo o recebeu em herança. Assim também é Cristo, que foi dado pelo Pai como nossa herança.

Um segundo princípio é que Deus foi diante deles preparando o caminho, e o povo foi detrás, recolhendo o que Deus já tinha feito. O povo que Israel enfrentou era um povo atemorizado; eles estavam espantados e tremendo. Assim também, o Senhor Jesus derrotou a todos nossos inimigos, e nós vamos detrás dele, reclamando o que ele já ganhou.

Um terceiro princípio se resume no que significa Gilgal. Gilgal foi o centro de operações enquanto o povo avançou na tira de possessão. Gilgal nos fala do despojamento do velho homem. Só pode vencer um que foi quebrantado, um que foi debilitado quase até a morte.

Um quarto princípio poderíamos resumi-lo assim: só recebemos o que exploramos. O Senhor disse a Josué: "Eu lhes entreguei todo lugar que pisar a planta de seu pé". A chave é caminhar pela terra, para ir tomando possessão dela. Então vamos dizendo: "Isto é meu", "Isto também é meu". A Escritura é o 'mapa' que nos guia nesta 'exploração' de Cristo.

Um quinto princípio é o que alguém denominou como uma "atitude de disponibilidade". Alguém há dito que os maiores homens de Deus não são aqueles que fazem mais coisas, mas sim os maiores receptores. Deus quer nos dar completamente a Cristo, mas nem sempre estamos disponíveis. Estamos muito ocupados.

Deus não espera nossa contribuição, mas sim nossa disponibilidade. Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Nesta boa terra há tesouros que estão disponíveis para caçadores de tesouros espirituais, para aqueles que foram atraídos por Cristo para recostar-se sobre seu ombro; que estão disponíveis como aquela María que se sentou aos pés de Cristo.

Deus hoje nos convida, não para que tragamos nosso dinheiro e tentar comprar uma porção mais de Cristo, mas sim para que venhamos a ele, com nossas mãos voltadas para cima, para receber da abundância da graça e do dom da justiça. No princípio de nossa carreira, nós viemos à fé cansados, e o Senhor nos fez descansar. Mas talvez hoje você está cansado por ter tratado de cumprir a lei. Não te deste nem conta e te hás escorregado da fé para às obras.

Tem que haver uma mudança de perspectiva. Temos que vir com nossas mãos vazias. O que temos nelas – nossas obras, nossa justiça, nossos métodos – larguemo-las; jamais nos darão a vitória.

Cristo é nossa herança preciosa... e gratuita!

 

Igreja de Deus em Temuco - Chile

http://www.aguasvivas.cl

Retornar