Dia 03 de março

 

 

"...estava embrutecido, e nada sabia;...".

Salmos 73.22.

 

No livro de Jó, vemos ele discutindo com seus amigos por 30 capítulos. Apenas no capítulo 32 é que Deus começa a falar a Jó. A princípio vemos Deus falando a Jó pela repreensão de Eliú, e depois pelo próprio Espírito de Deus: "Então aqueles três homens cessaram de responder a Jó; porque era justo aos seus próprios olhos. E acendeu-se a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão; contra Jó se acendeu a sua ira, porque se justificava a si mesmo, mais do que a Deus. Também a sua ira se acendeu contra os seus três amigos, porque, não achando que responder, todavia condenavam a Jó" Jó 32.1-3.

Depois que o próprio Deus falou com Jó, ele reconheceu que nada sabia; tudo o que ele tinha era apenas engano e justiça própria: "Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza" Jó 42.1-6.

Este é o caso do salmista também. Enquanto nós não entrarmos no seu santuário, na presença do próprio Deus para ouvi-Lo, e tentarmos por nós mesmos purificar nossos corações, nossa atitude será sempre de ficar azedo; de cair nosso semblante quando ouvimos a Palavra de Deus: "Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência... Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins. Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti" Salmos 73. 13; 16-17 e 21-22.

Toda pessoa que fica amarga, azeda, e se volta contra o ensino de Deus, mostra que não sabe nada. Sua confiança está em sua própria justiça e não na justiça de Deus em Cristo. Sua defesa é sempre naquilo que faz e não em sua fé em Cristo. Quando a Palavra de Deus, que é viva, penetra o seu coração, e lhe convence do seu pecado, logo ela se levanta contra o ensino e principalmente contra o pregador: "E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem" Lucas 4.28-29.

Qual tem sido a sua situação diante da Palavra de Deus? Você tem ficado embrutecido ou alegre com ela? Você gosta apenas de ouvir o que te agrada, ou se alegra com toda a Sua Palavra? Saiba que a Palavra de Deus deve ser acolhida com mansidão em seu coração, porque na ira do homem não opera a justiça de Deus: "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus" Tiago 1.19-20.

Não se alie aos revoltosos que nada sabem, mas aos bem-aventurados: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará" Salmos 1.1-3.

Ouça o Senhor que diz: "Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi" Isaías 55.3. Amém.

 

Retornar