Dia 04 de agosto

 

 

"...olhai para as aves do céu...".

Mateus 6.26.

 

Uma das necessidades mais difíceis para um cristão realizar nos nossos dias é contemplar. Certa viagem de férias que fizemos com alguns irmãos em uma praia, foram cheias de passeios, afazeres, brincadeiras e etc.... Depois de uma semana, um deles me disse: - Irmão, você sabe que tivemos tantos afazeres e passeios nesses dias de férias, que eu não parei nenhum dia para contemplar esse lugar tão maravilhoso!

Jesus com esse versículo que iniciamos, está nos ensinando a olhar para as aves do céu e contemplar a graça e o poder de Deus sobre sua criação. Elas não semeiam, não ceifam, nem ajuntam em celeiros e nosso Pai Celestial as alimentam. Nós que somos filhos, muito mais que criaturas, não valemos muito mais que elas? É certo que sim.

Há duas aves que gostaria de destacar para olharmos. A primeira é a pomba. A característica da pomba é a sua simplicidade: "...sede simples como uma pomba". Certa vez estava olhando uma pomba fazendo um ninho, e via que ela era tão simples, tão simples, a ponto de não se preocupar muito com a formação do seu ninho. Trançava alguns pauzinhos e lá punha seu ovo para chocar. Deus em Sua Palavra nos ensina que devemos ser simples como as pombas, isso traria um descanso muito grande em nosso viver diário: "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo" II Coríntios 11.3.

Outra ave é a águia. A águia é uma das aves que mais alto voa, e que mais longe enxerga. Olhando para as águias, podemos contemplar a plenitude de graça que recebemos de Deus: "Porque recebemos da sua plenitude, graça sobre graça" João 1.16. Olhando para a águia, podemos ver que Deus nos quer voando alto e enxergando longe, e para gozarmos disso, é só esperarmos no Senhor: "...mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, mas não se fatigarão" Isaías 40.31.

Precisamos parar com a nossa correria do dia a dia sempre que possível, e entender que o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Precisamos tirar um tempo para olharmos para as aves do céu, para os lírios do campo, para o seu firmamento, isto é, para toda a criação de Deus que proclamam a Sua Glória, e contemplar o Senhor na beleza da sua formosura: "Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar" Salmos 17.15. Amém.

Retornar