Dia 04 de janeiro

 

 

 

"E ali não haverá...".

Apocalipse 22.3 e 5.

 

Todas as crendices pregam como recompensa, a vida em um paraíso. Um lugar de alegria, de paz, de felicidades; sem doenças, sem qualquer preocupação. As Escrituras também falam nesses versos 3 e 5 de Apocalipse 22, da Nova Jerusalém, que descerá do céu da parte de Deus: "E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre" Apocalipse 22.3-5.

Os dois textos que citamos acima usam a mesma expressão: "E ali não haverá". "Ali", representa um lugar, um lugar externo a nós. Se andarmos pela visão religiosa que as pessoas têm da Palavra de Deus, nunca entenderemos o que Jesus nos disse em Lucas 17.20-21: "E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro de vós". Por falta de entendimento, muitos estão esperando algo externo, mas este reino não é visível: "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo" Romanos 14.17.

O mundo vive de aparências, do que é visível e sensório, mas as coisas de Deus só podem ser vistas por fé: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" Hebreus 11.6. A fé nos faz gozar daquilo que muitos esperam ver para um tempo muito distante, e que talvez nunca possam gozar: "E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro" Apocalipse 21.27.

As pessoas esperam gozar de algo externo, num mundo vindouro, e o esperam alcançar por seus méritos; tentam tomá-lo a força: "E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele" Lucas 16.15-16. "E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto" Mateus 11.12 (CMTHG).

O passaporte para a entrada na Nova Jerusalém não são as nossas boas obras; nem mesmo a nossa capacidade ou força, mas a Pessoa de Cristo: "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" I João 5.11-12. O que para muitos é "Ali" ou "Lá", para quem crê é "Aqui".

Em Cristo, já podemos gozar hoje, daquilo que externamente provaremos um dia na Nova Jerusalém: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" Gálatas 5.22.

Não são aqueles que dizem: - Senhor, Senhor - que entrarão no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do Pai que está nos céus: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade" Mateus 7.21-23.

Só entrarão na cidade pelas portas, aqueles que lavaram as suas vestes no sangue do Cordeiro: "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas" Apocalipse 22.14 (CMTHG).

Se alguém não puder dizer que Cristo está "Aqui", vivendo em mim, nunca poderá gozar o que haverá "Ali": "E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos" Mateus 22.11-14.

Por isso, cuidado com aqueles que ensinam a entrada no Reino sem a Pessoa de Cristo: "E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados" I Pedro 2.7-8.

Sem Ele, nada do que foi feito se fez (João 1.3). Sem Jesus Cristo não haverá entrada para o reino eterno, porque Ele é a porta de entrada, e o próprio Reino: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens" João 10.9. Amém.

Retornar