Dia 04 de maio

 

 

"Trazei todos os dízimos a casa do tesouro..."

Malaquias 3.10.

 

Para muitos o dízimo é uma forma evangélica de jogar na loteria. Você se dispõe a dar 10% dos seus ganhos e Deus lhe recompensará com prosperidade e riquezas. Você começa com 10% para ser abençoado com um novo emprego, com um aumento de salário ou rendimentos. Depois você vai aumentando até chegar aos 100% para enriquecer, se tornar um empresário bem sucedido, comprar um carro importado, uma nova casa e etc...

Este não é o propósito de um coração santo, mas de pedra que é enganoso e desesperadamente corrupto: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações" Jeremias 17.9-10.

Estes se achegam como povo de Deus, mas pensam que podem enganá-Lo seguindo a sua avareza: "E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza" Ezequiel 33.31.

Se este não é o seu caso, talvez você pense que o dízimo, isto é, 10% dos seus rendimentos era exigido por Deus na lei e não agora que estamos na graça. Mesmo que o dízimo fosse lei, temos que admitir que a lei é espiritual. Se ela é espiritual então é santa, justa e boa: "E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom" Romanos 7.12. Esta lei  então está mostrando que você é um transgressor, e está na carne, sob o domínio do pecado: "Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado" Romanos 7.14.

Para entendermos mais claramente, é necessário iniciarmos pelo texto de Malaquias 3.18, que diz: "Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve". Onde está a diferença do justo e do ímpio nos dízimos? No próprio capítulo 3 de Malaquias o Senhor nos ensina isto quando diz sobre o justo que o serve com todo o seu coração: "E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao SENHOR trarão oferta em justiça. E a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao SENHOR, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos" versos 3-4. Agora no verso 8, o Senhor fala do ímpio que não o serve: "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas".

O dízimo não é uma loteria evangélica para agradar o avarento. Nem mesmo uma lei da velha aliança que Deus deu ao povo hebreu, mas um propósito de um coração santo e purificado por Jesus. Ela é uma oferta em justiça, é uma bênção: "Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que primeiro fossem ter convosco, e preparassem de antemão a vossa bênção, já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção, e não como avareza. E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria" II Coríntios 9.5-7.

O texto acima também é usado por alguns para não devolverem os seus dízimos. Dizem que na nova aliança não é mais necessário devolver o dízimo, mas segundo o que propuser no coração. É verdade, mas não entendem que quando dizem isto, estão se justificando para não devolverem o dízimo, mas dar qualquer coisa. Quando usamos desse texto para dar menos que o dízimo, é porque não temos revelação. Falamos isto porque o fazemos por tristeza e não com alegria. Na avareza e não na liberalidade: "Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria" Romanos 12.8.

Devolver o dízimo é apenas o princípio do conhecimento de uma vida cristã em piedade. O primeiro que devolveu os seus dízimos foi o nosso pai Abraão. Naquele tempo a velha aliança ainda não tinha sido estabelecida por Deus: "E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo" Gênesis 14.18-20. O sacerdócio de Melquisedeque é o ministério eterno de Cristo e de todos os sacerdotes reais.

Os dízimos como diz a Palavra de Deus, é para serem trazidas à Casa do Tesouro, para que haja mantimento na Sua Casa. Onde é a Casa do Tesouro? É uma denominação? Não, é a Igreja do Deus vivo: "Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade" I Timóteo 3.15.

Qual é o mantimento da Sua Casa? A Sua Palavra: "Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei" Isaías 55.10-11.

Não nos enganemos com falatórios vãos. Caso não tenha revelação sobre isto, peça a Deus sabedoria e ser-lhe-á dada. A vida cristã, que é Cristo em nós, é uma vida de piedade e não de avareza. Nesta ministração, ela começa devolvendo o dízimo, e participando do suprimento para a Casa de Deus. Depois cresce nessa ministração e aprende que dar é melhor do que receber: "Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber" Atos 20.35.

Mas conforme vamos crescendo no conhecimento de Cristo e do seu amor pelos irmãos vamos muito além de dar, aprendemos a repartir: "Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com tais sacrifícios Deus se agrada" Hebreus 13.16 *CMTHG.

Em que fase da vida cristã estamos? O dízimo para nós é uma loteria evangélica, é uma lei da velha aliança com o povo hebreu, ou é um propósito do nosso coração que é santo? Se ele não é um propósito do nosso novo coração, então é necessário que Deus nos dê entendimento espiritual sobre isto. Disse Jesus: "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus" Mateus 5.20. Amém.

Retornar