Dia 04 de março

 

 

"O Senhor é o que tira a vida e a dá;...".

I Samuel 2.6.

 

Neste cântico de Ana, inspirada pelo Espírito de Deus, ela tem uma revelação preciosa da obra em Cristo. Carne e sangue não podem compreender essas coisas de Deus: "Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus" Mateus 16.15-17. Somente por revelação do Pai é que alguém pode ir a Jesus: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" João 6.44.

A visão que Ana teve de Jesus neste texto de I Samuel 2.6, foi muito preciosa. Se tomarmos a Palavra de Deus apenas para ler, jamais receberemos a preciosidade que há nela. Ana professou ao Senhor: "O Senhor é o que tira a vida e a dá". Por que ela não disse: - O Senhor é quem dá a vida e a tira? Não é necessário primeiro dar a vida para a tirar? Como Deus pode tirar a vida de alguém sem a dar? Isto é revelação de Deus.

Saber que Cristo morreu naquela cruz, foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou é história, está registrado; agora, crer que morremos e ressuscitamos com Ele é revelação de Deus: "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos" Romanos 6.6-8.

O cântico de Ana não está com as expressões invertidas, mas na posição correta. Nascemos numa geração corrupta e perversa, e com uma vida pecadora. Não há remendo para essa vida: "Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam" Mateus 9.16-17. Para essa vida, só existe a morte: "Mas o SENHOR dos Exércitos revelou-se aos meus ouvidos, dizendo: Certamente esta maldade não vos será expiada até que morrais, diz o Senhor DEUS dos Exércitos" Isaías 22.14.

Não podemos morrer de outra forma, senão, o Senhor tirando a nossa vida e a dando. Caso estejamos em nossa vida de pecado, e ocorra uma morte natural, ou por enfermidade ou qualquer outra causa, a não ser a morte de cruz, só restará o juízo eterno: "Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários" Hebreus 10.26-27.

Quando o Senhor tira a vida, Ele a dá: "Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á" João 12.24 e Mateus 10.39. Ele tirou a nossa vida quando nos atraiu a si mesmo naquela cruz: "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim mesmo. E dizia isto, significando de que morte havia de morrer " João 12.32-33.

O Senhor tirou a nossa vida pecadora quando nos fez morrer juntamente com Cristo, e Ele nos deu a vida quando nos ressuscitou juntamente com Ele: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus" Efésios 2.5-6.

Não adianta você tentar compreender isto porque ela é a loucura de Deus: "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" I Coríntios 1.18. Como Ana, olhe para Ele e seja salva: "Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro" Isaías 45.22. Receba dEle, e somente dEle a revelação que "O Senhor é o que tira a vida e a dá". Amém.

 

Retornar