Dia 05 de dezembro

 

 

"Porque todas quantas promessas há de

Deus, são nele sim, e por ele o Amém...".

II Coríntios 1.20.

 

No dia 23 de novembro, fizemos uma meditação que fala da nossa maneira errada de orar ao Senhor pedindo coisas. Tudo já nos foi dado por Deus em Cristo, seja as coisas dos céus ou da terra, as presentes e as futuras também: "Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude" II Pedro 1.3.

Deus não seria o Senhor, o Criador de todas as coisas, se nos desse apenas coisas quando orássemos a Ele. Teríamos uma necessidade, faríamos uma oração, e então receberíamos aquilo que pedimos. Isto é um grande absurdo; Deus não é um político.

Aquele que nos criou também já nos proveu de tudo: "Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera" Isaías 64.4. As que são, as que foram, e as que serão nossas necessidades, o Senhor sempre cuidou de nos suprir de todas: "Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá Ele aos seus amados enquanto dorme" Salmos 127.2 (CMTHG). "Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas" Atos 17.25.

Deus conhece todas as nossas necessidades e já nos supriu de todas em Cristo, antes mesmo que saisse alguma palavra de nossa boca: "Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir" Salmos 139.4-6.

Quando expomos a Deus as nossas necessidades, não estamos fazendo nenhuma oração, mas derramando sobre Ele as nossas ansiedades e incredulidades: "Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" João 11.40. A precisamos verdadeiramente é nos humilharmos debaixo da mão poderosa daquele que cuida de nós: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" I Pedro 5.6-7.

O texto que iniciamos nos ensina que tantas quantas forem as promessas de Deus está nEle o sim. Por que pedimos então coisas a Deus? Ou não conhecemos as suas promessas ou não cremos nelas. Para conhecermos as suas promessas é necessário lermos a Sua Palavra: "Buscai no livro do SENHOR, e lede; nenhuma destas coisas faltará, nem uma nem outra faltará; porque a minha boca tem ordenado, e o seu espírito mesmo as tem ajuntado" Isaías 34.16. Todas as nossas necessidades diárias já estão supridas por Deus. Elas já foram escritas antes que elas viessem a acontecer: "Os teus olhos viram a minha substância ainda informe; e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles" Salmos 139.16 (CMTHG).

Que Palavra bendita, que Deus bondoso e provedor. Um Pai cuidadoso. Quando pedimos coisas a Deus, ou não conhecemos as suas promessas, ou não cremos nEle. Se não cremos, não é possível agrada-Lo: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" Hebreus 11.6. Quando pedimos a Deus o que Ele já nos deu por promessa, estamos lhe desagradando, estamos lhe expondo a nossa incredulidade e retrocedendo: "Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele" Hebreus 10.38.

No texto que iniciamos, ele continua dizendo: "...e por Ele o Amém...". Deus é o que fez a promessa e o que realiza essa promessa. É por Ele o assim seja, porque o Amém é Cristo: "E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus" Apocalipse 3.14. Deus fez a promessa, e em todas as suas promessas está nEle o sim, e também por Ele o Amém, o assim seja: "De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra" Efésios 1.10.

Nós não precisamos orar a Deus por coisas, mas somente conhecer as promessas que foram dadas por Deus a Cristo. Não é a nós que Ele fez as promessas, mas ao seu Filho Jesus. Crer que Ele é fiel, e esperar inteiramente na Sua graça: "Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo" I Pedro 1.13.

Uma vez que conhecemos as Suas promessas, e cremos nEle, agora não é orar a Deus pedindo coisas, mas esperar no Senhor o cumprimento de todas as coisas, porque aquele que prometeu é fiel para cumprir: "Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR. Espere Israel no SENHOR, desde agora e para sempre" Salmos 27.14 e 131.3.

Temos a certeza de recebê-las, porque elas foram feitas de Deus para o seu Filho amado. Se Cristo é a nossa vida, então em todas as suas promessas temos o Amém. Quando a oração é feita no Espírito, em Nome de Jesus, segundo a sua vontade, temos a certeza de recebê-las. A Palavra que saiu da sua boca não voltará para Ele vazia (Isaías 55.11). Uma vez que Ele disse, Ele o fará: "Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu" Hebreus 10.23. Amém.

Retornar