Dia 05 de janeiro

 

 

"... Amigo, como entraste aqui,

não tendo veste nupcial?... ".

Mateus 22.12.

 

Na antiguidade, quando um rei fazia o casamento de um dos seus filhos ou filhas, enviava juntamente com o convite uma vestimenta nupcial. De certa forma, era uma maneira de evitar penetras; evitar a entrada de vassalos. Nessas festas, somente os convidados reais é que estavam aptos a participarem.

Jesus conta uma parábola, comparando o reino dos céus a um desses casamentos reais, quando disse: "O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; e enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir... E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos" Mateus 22.2-14.

Nas bodas do Cordeiro será assim também. Somente os que tiverem vestes núpcias, poderão participar das bodas: "Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus" Apocalipse 19.7-9.

Essas vestes núpcias não podem ser compradas, nem fabricadas pelos homens; elas são dadas pelo Único Senhor, Rei dos reis; Pai do noivo Jesus: "Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo. Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de trajes festivos" Zacarias 3.3-4. "Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas" Apocalipse 3.18.

As vestes de um pecador são sujas. As vestes da religião são como as folhas de figueira de Adão e de sua mulher, que servem apenas para esconder temporariamente a vergonha humana. A veste nupcial é para a eternidade, porque ela é a própria Pessoa de Cristo: "Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências" Romanos 13.14.

Como disse Jesus: "Muitos serão chamados, mas poucos escolhidos". Essas vestes não são para qualquer pessoa, mas para os eleitos: "E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus..." Colossenses 3.10-12.

E você, está apto para participar das Bodas do Cordeiro? Já se despiu do velho e se revestiu do novo homem? Você ainda está com as suas vestes sujas, ou está tentando tapar sua vergonha com a sua religião?

Caso afirmativo atente para essas exortações do Senhor: "Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas" Apocalipse 16.15. "Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus" II Coríntios 5.1-3. Amém.

Retornar