Dia 06 de novembro

 

 

PARTE II

"Olhando firmemente para Jesus,

autor e consumador da nossa fé...".

Hebreus 12.2.

 

O segundo testemunho de fé em Hebreus é o de Enoque: "Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus" Hebreus 11.5. O primeiro testemunho de fé que a Palavra dá é o de Abel, porque essa é a necessidade primaria para uma vida cristã: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" João 3.3. Sem o arrependimento, a justificação pela fé em Cristo,  o novo nascimento pelo Espírito, não há como começar a caminhada cristã. Se não passarmos pelo testemunho de Abel, estaremos andando como Caim; e como poderemos ser aceitos por Deus?

O testemunho de Enoque deve ser o testemunho do cristão que verdadeiramente nasceu de novo, que foi justificado por Deus pela morte do Cordeiro. Nascemos de novo com o propósito de vivermos para Deus, para andarmos diante dEle: "Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele (obra redentora de Cristo). Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" Oséias 6.1-3.

Jesus nos fez morrer nEle, e Deus nos fez nascer de novo para sermos dEle: "Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo" Romanos 1.6, para vivermos para Ele: "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou" II Coríntios 5.14-15, para darmos fruto para Deus: "Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus" Romanos 7.4.

O testemunho que o Espírito Santo dá pela Palavra de Enoque, é a figura de fé do andar cristão e do arrebatamento da Igreja: "Pela fé Enoque foi transladado para não ver a morte...". "E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos" Judas 1.14. "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" I Tessalonicenses 4.16-17.

Como Enoque, Jesus irá ressuscitar os que dormiram nEle e transformará os que ainda estiverem vivos neste corpo terreno, para depois arrebatar para Deus todos os que creram: "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade" I Coríntios 15.51-53, para não verem a morte: "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos" Apocalipse 20.6.

O viver de  Enoque é o testemunho do verdadeiro cristão que anda com Deus em esperança: "Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; o qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras" Tito 2.12-14.

Como Enoque, andamos com Deus e Deus um dia nos tomará para si: "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória" Efésios 1.13-14. Amém.

Retornar