Dia 07 de julho

 

 

"O qual nos tirou da potestade das trevas...".

Colossenses 1.13.

 

Quando estamos nas trevas, separados da vida de Deus, estamos debaixo de um império, de um domínio de poder (Hebreus 2.14-15). Quem governa este império é Satanás, e seu combustível de escravidão é o pecado.

Satanás é o pai do pecado, porque o pecado procedeu dele (João 8.44). Todo pecador é escravo do pecado e escravo desse império:  "Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado" João 8.34.

Este império reinou até Jesus Cristo: "Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo" Romanos 5.17.

O Filho de Deus se manifestou, para destruir as obras do diabo (I João 3.8). Jesus participou como nós de carne e sangue, para que pelo seu sacrifício nos livrasse desse império. Ele nos comprou por um bom preço: "Fostes comprados por um bom preço..." I Coríntios 6.20.

Jesus nos resgatou e riscou a nossa cédula de dívida, depois expôs aos principados e potestades, cravando-a na cruz: "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo" Colossenses 2.14-15.

O verbo "tirou" no verso que iniciamos, significa que fomos arrancados da mão do maligno com força, pelo poder de Deus. O Senhor vem requerer das mãos do maligno aquilo que lhe pertence, que ele comprou com o seu precioso sangue (Apocalipse 5.9).

Ele nos comprou e agora vem nos arrancar com mão forte desse império das trevas, e nos transporta para o Reino de Seu Filho amado: "Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim" Atos 26.18.

O poder desse livramento não pertence ao homem, mas a Deus: "Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus" Salmos 62.11. O homem não tem poder por si mesmo, e muito menos com a ajuda de outrem de se livrar desse império das trevas. O homem só poderá ser livre desse império se o Poderoso de Israel o livrar: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" João 8.36.

Nós os que cremos que fomos arrancados com mão forte desse poder das trevas, e transportados para o Reino do Seu Filho, podemos agora participar desse poder para com os que ainda estão debaixo desse império. A Palavra da cruz é o poder de Deus. O meio pelo qual Deus manifesta esse seu poder é pela pregação: "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus... Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação... Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus" I Coríntios 1.18, 21 e 24. Amém.

Retornar