Dia 07 de junho

 

 

Os Atributos de Deus - Parte XXXI

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A SOBERANIA DE DEUS VI - NA SALVAÇÃO DO HOMEM I

 

Soberano é aquele que tem poder supremo, e exerce um governo próprio sem restrição nem neutralidade. Quem está governando neste exato momento os céus e a terra? Se nos voltarmos para os céus, vamos responder que é Deus, mas quando pensamos na terra, mostramos muitas vezes pelas nossas atitudes que duvidamos que Deus reine sobre tudo, sem que ninguém possa restringir nem neutralizar seu governo.

Até este ponto que estudamos, ninguém duvida da Soberania de Deus. Os atributos de Deus são estudados em todas as igrejas, é anunciada nos púlpitos, ensinada nos seminários, escritas em livros, mas quando se chega à Soberania de Deus na salvação do homem, aí há muitos que se opõem ferozmente.

A Sua Soberania é aceita em tudo, no céu, na terra, sobre a sua criação, mas não na salvação do homem. Os que se dizem cristãos, quando falam da Soberania de Deus na salvação do homem, são a caricatura de Jó e seus amigos que ficaram 31 capítulos discutindo sobre isto, para depois Jó ouvir de Deus: "Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?" Jó 38.1-2. Dos seus três amigos disse: "Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó" Jó 42.7.

Quem sabe você não está na mesma situação? Está como Jó na sua justiça própria e escurecendo o Conselho de Deus sem conhecimento. Ou como os seus três amigos que queriam ensiná-lo sem entendimento algum. Tem aqueles que também não falam sobre isto porque acham estar entrando numa área restrita, desprezando que o conhecimento da Soberania de Deus na salvação do homem é que traz: humilhação, adoração, louvor, gratidão, dependência, esperança e muitas outras coisas: "Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus. A ti também, Senhor, pertence a misericórdia" Salmos 62.11-12. "Ao Senhor pertence a salvação!" Jonas 2.9.

Na grande maioria das vezes a pergunta é sempre esta: - Se o Senhor tem poder de salvar, por que não salva a todos? Quando não perguntam, afirmam o que não entendem dizendo: - O Senhor escolhe para salvar aqueles que Ele vê que vão crer nEle. Primeiramente se Deus salvasse a todos pelo seu poder, o que seria da Sua Justiça, da Sua Ira, da Sua Palavra, da Sua Santidade, da Sua Imutabilidade, da Sua Fidelidade e dos outros atributos? Por outro lado se o Senhor escolhe para salvar aqueles que pela sua Onisciência sabe que irão crer nEle, o que será da Sua Graça, da Sua Misericórdia, da Sua Majestade, e do Seu Trono de Glória? Neste caso o homem tomaria o seu lugar. Deus não divide a glória dEle com ninguém: "E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele" I Coríntios 1.28-29.

Sempre Deus deu a oportunidade ao homem, mas em todas às vezes ele desprezou. Primeiro foi no Jardim do Éden quando o deixou livre para tomar da árvore da vida. Depois quando separou a nação de Israel para ser seu próprio povo. Por último, com o anuncio da Sua Graça em Cristo Jesus, mas todos desprezaram e deram de ombro rebelde à Sua Palavra: "Eles, porém, não quiseram escutar, e deram-me o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem" Zacarias 7.11.

Desde Adão até o último dia em que Deus dispensará a Sua Graça, o convite de Deus pelo evangelho será para que todos venham para as bodas do Seu Filho, porque tudo já está pronto (Lucas 14.15-24). Deus preparou tudo, convidou e também deu as vestes núpcias, mas todos foram rebeldes, incrédulos e não poderão jamais fazer qualquer tipo de censura a Ele: "Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes" Isaías 30.15. "E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade" Hebreus 3.18-19.

Do lado humano, os homens continuam rebeldes ao seu chamamento, incrédulos à Sua Palavra, e desprezando o seu amor e a Sua Graça. Sobre isto, o que podemos dizer? A dureza do coração do homem anulará o seu plano eterno? De maneira nenhuma: "Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado. E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.) De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo?" Romanos 3.3-6.

A seguir veremos o lado divino da sua obra eterna e soberana. Com toda a certeza podemos afirmar: Ninguém poderá se levantar perante Ele para censurá-lo, acusá-lo, ou condená-lo. Também ninguém receberá nada de Deus por retribuição. O homem será derrubado só ao vê-lo, quanto mais quando as suas más obras forem julgadas pela Sua Palavra!: "Eis que é vã a esperança de apanhá-lo; pois não será o homem derrubado só ao vê-lo? Ninguém há tão atrevido, que a despertá-lo se atreva; quem, pois, é aquele que ousa erguer-se diante de mim? Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu" Jó 41.10-11. Continua...

Retornar