Dia 08 de julho

 

 

"Mas ele se indignou, e não queria entrar".

Lucas 15.28.

 

Na parábola do filho pródigo sempre nos atemos àquele que desperdiçou com as meretrizes todos os seus bens e nos esquecemos do outro filho. A tradição religiosa sempre defendeu os seus correligionários e condenou os outros: "Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?" Romanos 2.1-3.

Na minha impotente compreensão, creio que o outro filho mais velho estava na mesma situação do filho mais novo. Ele era um filho religiosamente correto e obediente, cheio de afazeres para agradar o pai, mas não o conhecia. Ele não se regozijava com o seu pai, nem mesmo com seus amigos. Todo aquele que quiser servir o Pai nunca se alegrará com Ele: "E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se" Lucas 15.31-32.

Além de não se alegrarem com o Pai, não aceitam aqueles que se arrependem e andam diante do Pai com alegria e singeleza de coração. Não aceitam a liberdade que o Pai tem lhes dado, e que eles gozam: "Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão" Atos 15.1-2.

Neste caso, veja qual foi a resposta do Espírito: "Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá" Atos 15.28-29.

Encontramos na Casa de Deus, na Igreja de Jesus Cristo, esses dois tipos de filhos: os que amam e se alegram com o Pai, e aqueles que andam carrancudos querendo servir: "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer" João 15.15. O servo não é herdeiro e não ficará para sempre na Casa do Pai: "Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre" João 8.35.

O Senhor chama todos os seus filhos à comunhão e a um relacionamento de amor com Ele: "...era justo, porém, regozijarmo-nos e alegrarmo-nos..." Lucas 15.32. Como disse Jesus, parece que isto é mais fácil para aquele que foi grandemente perdoado do seu pecado: " Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama" Lucas 7.47.

Aqueles que são resgatados na condição de estarem servindo a Deus, talvez achem que o receberam porque merecem: "E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado." Lucas 15.29-30.

Não tenho do que me gloriar a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Alegro-me grandemente com o Pai e com o meu amado Jesus Cristo, porque fui tirado de um charco de lodo e de um poço de perdição: "Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos" Salmos 40.2. Por outro lado, oro para que meus irmãos que ainda não se alegram com o Pai, por pensar estarem servindo-o, vejam que não há diferença entre nós: "Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há um justo, nem um sequer" Romanos 3.9-10.

Sou um dos filhos que desprezou o Pai e gastou tudo o que tinha no mundo, mas hoje gozo da alegria da Sua Casa e do seu amor; e você? Qual é a sua condição? Ainda está em rebeldia ou já voltou arrependido. Será que não está como o outro filho, como um religioso, pensando servir a Deus, mas em nada tem se alegrado com o Pai? Ouça o que Ele nos diz: "Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas" Lucas 15.31. "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos" Filipenses 4.4. Amém.

Retornar