Dia 10 de agosto

 

 

"...ele conhece a nossa estrutura;

lembra-se de que somos pó".

Salmos 103.14.

 

Deus conhece a nossa estrutura; do pó fomos formados e ao pó voltaremos: "Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó" Eclesiastes 3.20. Deus a conhece, mas será que nós a conhecemos? Vivemos num tempo em que a exaltação do homem nunca esteve tão em evidência, principalmente da mulher. Muitos estão apelando para a valorização pessoal. Até mesmo dentro das autodenominadas igrejas, o que é exaltado é o cristão valoroso, forte, capaz, e destemido.

Deus conhece a nossa estrutura, e nós precisamos saber que ela não passa de pó. Em nenhum lugar das Escrituras encontramos Deus dizendo que devemos ser capazes, ou mostrar auto-suficiência em alguma coisa. Ao contrário, encontramo-lo mostrando a nossa fraqueza e ao mesmo tempo se apresentando como o único Deus Todo-Poderoso: "Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus" Salmos 62.11. Deus nos ensina em sua Palavra que Ele é o Todo-Poderoso e o único provedor de todas as coisas, até mesmo da respiração: "Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas" Atos 17.25.

O sentimento que devemos ter é o mesmo que houve em Cristo Jesus (Filipenses 2.5). Ainda que fosse Deus, não o considerou ser igual a Deus, mas humilhou-se a si mesmo, tornando-se semelhante aos homens. Ele conheceu a nossa fraqueza e agora pode compadecer-se de nós: "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" Hebreus 4.15-16.

Nós não necessitamos nos exaltar e achar que somos alguma coisa, mas saber que somos fracos, e nos achegarmos em todo tempo oportuno ao trono da Graça, para alcançar misericórdia e achar graça: "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte" I Coríntios 12.9-10.

Somos pó, e Ele é o Todo-Poderoso, qualquer coisa fora disto é contender contra o nosso criador: "Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?" Isaías 45.9.  Somos fracos nEle, mas viveremos com Ele pelo poder de Deus para conosco (II Coríntios 13.4).

Nós somos homens que não temos nem capacidade de pensar alguma coisa por nós mesmos (II Coríntios 3.5), mas o nosso Deus é aquele a quem pertence todo o poder (Salmos 62.11). É assim que devemos pensar, com a nossa boca no pó, humilhados perante a potente mão de Deus, crendo que toda a boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação (Tg. 1.17).

"Com que me apresentarei ao Senhor, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?".

Andes humildemente com o teu Deus, este é o desejo do nosso Deus. Nos considerando pobres e miseráveis, mas cheios da Sua Graça, do Seu Amor, e do seu cuidado: "Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus."  Salmos 40.17. Amém.

Retornar