Dia 11 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte V

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A SABEDORIA DE DEUS

 

Como já dissemos anteriormente, sinto muita fraqueza para falar de qualquer um de Seus atributos. A revelação de cada atributo de Deus é obra do Espírito Santo, porque só Ele conhece as profundezas de Deus (I Coríntios 2.10). O Espírito é que glorifica a Jesus, e Jesus glorifica o Pai. Só Jesus pode nos fazer conhecer a Glória de Deus (II Cor 4.6).

Podemos achar esta meditação muito interessante, e encontrar nela muitas novidades que não tínhamos ouvido falar, mas nada disso valerá se o Espírito de Deus não vivificar a Palavra de Deus em nossos corações. Quando recebemos de alguém ou de algum livro alguma coisa, ela será morta se não for vivificada pelo Espírito. A letra mata, mas o Espírito é o que vivifica (II Cor 3.6).

Nós deveríamos começar olhando para a Sua Soberania, mas vamos deixá-la para o fim, pois, não entenderíamos a Sua Soberania, sem antes conhecermos os seus outros atributos. Nós vamos meditar agora em Sua Sabedoria. Quero insistir neste ponto: Não queira se adiantar. Aprenda do Espírito sobre esse atributo de Deus antes de passar para o outro. Este é o ministério do Espírito, nos ensinar todas as coisas e nos fazer compreendê-las espiritualmente.

A sabedoria de qualquer pessoa pode ser medida por vários métodos humanos, mas a de Deus não, porque a Sabedoria de Deus é infinitamente rica. Ninguém jamais conheceu a mente do Senhor, ela é insondável: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os teus juízos, e quão inescrutáveis os teus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? Ou quem se fez o seu conselheiro?" Romanos 11.32-34.

Qualquer referência nossa a esta sabedoria, poderia limitá-la. Cada palavra nossa para tentar expô-la, tornará esta Sabedoria Divina em sabedoria humana. A Sabedoria de Deus é tão alta, que Deus para chegar ao homem teve que descer ao nível mais baixo dela: a sua loucura, e mesmo assim, o homem com toda a sua sabedoria não pode conhecer a Deus: "Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem"  I Coríntios 1.21.

O livro de Jó nos mostra claramente o que é o conhecimento do homem diante de Deus. Por 37 capítulos vemos os homens falando do que achavam. Quando Deus se revelou a Jó no capítulo 38, precisou de apenas 4 capítulos para mostrar uma pequena parte da Sua Sabedoria. Isto fez Jó confessar no capítulo 42,  verso 3, o seguinte: "Quem é este que sem conhecimento obscurece o conselho? Por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiadamente maravilhosas, e que eu não conhecia".

Quando falamos do que não entendemos, fazemos um grande mal, porque encobrimos o Conselho de Deus aos outros. Falar do que não sabemos é oferecer sacrifício de tolo. Deus nos ensina isto em Eclesiastes 5.1-2 que diz: "Guarda o  teu  pé, quando  fores  à  casa  de  Deus;  porque chegar-se para  ouvir é melhor  do que oferecer sacrifícios de tolos; pois não  sabem que fazem mal. Não   te  precipites  com a tua boca, nem o  teu coração   se apresse a pronunciar palavra alguma na presença de Deus; porque  Deus está no céu, e tu estás sobre a terra; portanto sejam poucas as  tuas palavras. Porque,  da  multidão   de  trabalhos vêm  os  sonhos,  e  da multidão  de palavras, a voz do tolo".

Em I Samuel 2.3, Deus ainda nos ensina que falar alguma coisa sem entendimento é arrogância: "Não faleis palavras altivas, nem saia da vossa boca a arrogância; porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e por ele são pesadas as ações".  A verdadeira sabedoria não é medida pelo QI de uma pessoa, mas em ele conhecer a Deus: "Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR" Jeremias 9.23-24. Tudo aquilo que acrescentarmos às suas Palavras é mentira: "Nada acrescentes às suas palavras, para que ele não te repreenda e tu sejas achado mentiroso" Provérbios 30.6.

A loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens (I Coríntios 1.25). No homem não encontramos sabedoria alguma, tanto é assim, que Deus conhece as cogitações dos sábios que são vãs. Ele apanha os sábios nas suas próprias astúcias (I Coríntios 3.19-20). Mas se a sabedoria não está nos homens, onde então ela pode ser achada? Em Jó, capítulo 28, versos 12 foi feito a mesma pergunta: "Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar do entendimento?". O próprio Deus nos responde quando diz: "O homem não lhe conhece o caminho; nem se acha ela na terra dos viventes. Não pode ser comprada com ouro fino, nem a peso de prata se trocará. Donde, pois, vem a sabedoria? Onde está o lugar do entendimento?" versos 15,17 e 20.

Em Provérbios capítulo 8, nos versos 12, 23 e 30, encontramos a verdadeira sabedoria, quando Ele diz: "Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição. Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra. Então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo".

Como podemos então conhecer esta Sabedoria de Deus que fundou o mundo? Quando falamos em sabedoria, logo pensamos que ela seja qualidade de uma pessoa, mas no versículo acima, podemos notar que a sabedoria se trata de uma pessoa. Não podemos conhecer a Sabedoria de Deus freqüentando um seminário. A sabedoria, a verdade, a vida, e o caminho não são adjetivos, mas o próprio Jesus Cristo. Deus nos confirma isto em Colossenses 2.2-3, quando diz: "e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência". Jesus Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus (I Coríntios 1.24).

Não podemos iniciar nossa vida cristã sem conhecermos a Jesus Cristo que é a Sabedoria de Deus. Se você se considera sábio neste mundo, e ainda não conhece a Jesus, faça-se louco para tornar-se sábio (I Coríntios 3.18). Toda pessoa que não conhece a Sabedoria de Deus que é Cristo, está preso às tolices da sua própria filosofia ou tradição: "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" Colossenses 2.8.

Quando Paulo falava aos sábios de Atenas sobre a sabedoria de Deus eles o acharam louco, mas para Deus, o apóstolo é que era sábio e os outros eram tolos e insensatos (Atos 17.18-31). Porque "Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor" I Coríntios 1.27-31.

Deus fez de Cristo por nós sabedoria. Somente aquele que nasceu de novo pode crescer na graça e no conhecimento da Pessoa de Jesus Cristo, e através de Jesus conhecer a verdadeira Sabedoria. Isto porque o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele parece loucura, e não pode entendê-las, porque elas discernem espiritualmente (I Coríntios 2.14). Conhecer a Jesus é conhecer a verdadeira sabedoria, e só nEle podemos mostrar esta sabedoria aos outros: "Guardai-os e observai-os, porque isso é a vossa sabedoria e o vosso entendimento à vista dos povos, que ouvirão todos estes, estatutos, e dirão: Esta grande nação é deveras povo sábio e entendido" Deuteronômio 4.6.

Como podemos ver, a Sabedoria de Deus é Cristo, e está totalmente ligado ao 1º estágio da vida cristã. Se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus (João 3.3). No novo nascimento conhecemos o Poder de Deus e a Sabedoria de Deus, isto é, Cristo crucificado. Agora na face de Cristo, conhecemos a Glória do Pai, o Todo-Poderoso, o Criador e Senhor de todas as coisas. Amém. 

Retornar