Dia 14 de abril

 

 

Sermão do Monte - Parte XXVIII

"E, abrindo a sua boca, os ensinava...".

Mateus 5.2.

 

O sermão do monte é o marco que iniciou a caminhada de Jesus no seu ministério de ensino aos seus discípulos. Depois de separar seus doze apóstolos, percorreu toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino de Deus, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Assim a sua fama correu por toda a Síria. De sorte que o seguiam grandes multidões. Jesus, pois vendo as multidões, subiu em um monte e passou a ensiná-las sobre o Reino de Deus.

E abrindo a sua boca, disse-lhes: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade" Mateus 7.21-23.

Jesus continua nesses versículos a nos ensinar sobre os falsos profetas que vêm até nós vestidos de ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Vimos anteriormente que pelos seus frutos os conhecereis, porque não pode uma árvore má dar frutos bons, nem mesmo uma árvore boa dar frutos maus. Esses são pastores que apascentam a si mesmos e não o rebanho de Deus: "Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam" Ezequiel 34.1-5.

Jesus também nos ensina que não é aquele que diz: Senhor, Senhor, que entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do Pai: "O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome? Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível" Malaquias 1.6-7.

 Da boca dos profetas devem sair o conhecimento e a instrução: "Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos" Malaquias 2.7. O povo de Deus está sendo destruído porque lhes falta o conhecimento (Oséias 4.6). Este é o conhecimento de Deus. Quem deve dar esse conhecimento são os seus profetas: "Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação" I Coríntios 14.3; mas esses falsos profetas têm desprezado este conhecimento e manifestado ao povo somente sinais, maravilhas, expulsão de demônios e muitas outras coisas, menos o conhecimento de Deus.

O que precisamos atentar para este ensino de Jesus com muito cuidado, é que não são os sinais, prodígios e expulsão de demônios que testificam se um profeta é ou não verdadeiro, mas sim o seu fruto. No dia do juízo, muitos e não poucos, dirão a Jesus: "Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?".

Jesus não se dá à aparência dos homens. Ele não atentará para as maravilhas no seu Nome nem se impressionará com os sinais e prodígios, mas os condenará por causa das suas iniquidades: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te" II Timóteo 3.1-5.

Não se impressione com sinais e maravilhas, porque sempre houve aqueles que resistiram a Deus com os mesmos ardis. Lembremos de Janes e Jambres, os magos que resistiram a Moisés no Egito, fazendo os mesmos sinais que ele fazia. Fizeram até certo ponto, mas não foram adiante; logo ficou manifesto a sua insensatez: "E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles" II Timóteo 3.8-9.

Estes também fazem os mesmos sinais e enganam a muitos, mas não irão adiante. Se não for agora, no dia do juízo eles serão desmascarados: "Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois. Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se" I Timóteo 5.24-25. Você e eu não precisamos ser levado por este engano. Precisamos apenas ouvir o que Jesus nos ensina: Não olhar para a aparência, mas para os seus frutos. Já os temos vencido, porque maior é o que está em nós (Cristo), do que aquele que está no mundo [os falsos profetas (I João 4.4)].

O Senhor não nos deixou órfãos, nem deixou esses profetas para nós os seguirmos. Ele nos enviou o seu Espírito Santo para nos guiar a toda a verdade, e nos ensinar todas as coisas: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" João 14.16-17 e 26. Amém.  

Retornar