Dia 14 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte VII

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A SUPREMACIA DE DEUS

 

 

Deus é Supremo, e a Sua supremacia o faz acima de tudo e de todos. O lugar mais alto da criação de Deus que encontramos na Sua Palavra é o terceiro céu: "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu" II Coríntios 12.2. A glória de Deus, como diz o Salmos 8.1 está acima deste terceiro céu: "Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que puseste a tua glória acima dos céus!". A Supremacia de Deus é a Sua autoridade em ter a primazia, bem como o predomínio, isto é, o domínio de tudo e de todos de uma maneira prévia: "Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim" Gálatas 1.15-16.

Os atributos de Deus estão ligados entre si. A Supremacia de Deus está ligada a Sua Onisciência, Presciência, e Soberania, mas gostaríamos de atentar para este atributo de Deus em separado, como também os outros, para que possamos ganhar com mais detalhes, revelação em cada aspecto do Seu caráter. A Supremacia é mais um atributo desse Deus Todo-Poderoso. Ele deixaria de ser o Todo-Poderoso se não tivesse supremacia.

Supremo é aquele que tem a autoridade de ser o primeiro, como também o último nas decisões. Somente Deus tem a supremacia, o poder de tudo decidir.  Supremo é a última instância, por isso é que Deus diz: "Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus" Isaías 44.6. "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso" Apocalipse 1.8.

Vemos em Deuteronômio 1, nos versos 16 e 17, o exercício dessa Supremacia quando disse: "E no mesmo tempo mandei a vossos juízes, dizendo: Ouvi a causa entre vossos irmãos, e julgai justamente entre o homem e seu irmão, e entre o estrangeiro que está com ele. Não discriminareis as pessoas em juízo; ouvireis assim o pequeno como o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei".

Quando não conhecemos a Deus, digo, no tempo que vivemos em total ignorância (porque ainda não o podemos conhecer como Ele é de fato), pensamos como homem, e fazemos de Deus um fruto da nossa imaginação (Salmo 50.21). Como vimos anteriormente, só podemos conhecer a Deus na face de Cristo, portanto, nunca devemos usar nossa razão, senão faremos de Deus um homem, sendo que Ele é infinitamente mais poderoso do que podemos pedir ou pensar (Efésios 3.20). Não se pode ter nenhum conhecimento de Deus se o Espírito não abrir os olhos do nosso coração e nos dar espírito de sabedoria e de revelação (Efésios 1.17). Sem esta obra do Espírito, vamos andar na vaidade da nossa mente, e ficar entenebrecido no entendimento.

Deus nos chamou para conhecê-lo, e para conhecê-lo é necessário atentarmos para a Sua Palavra e revelação do Espírito, e nunca colocarmos nossa razão. Deus é uma profundidade de riquezas, tanto de sabedoria como de conhecimento. É por isso que Ele é Deus e não homem. Deus é Supremo, e seu trono está acima de tudo e de todos. Ele reina sobre tudo e sobre todos, e tem toda a primazia: "O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo" Salmos 103.19.

O Deus que é pregado na maioria das igrejas nos dias de hoje não é o Deus Supremo, mas o deus dos profetas de Baal, que foi por Elias ridicularizado, pois, era um deus que era surdo, podia estar dormindo, viajando, ou mesmo no banheiro fazendo suas necessidades (I Reis 18.27). O Deus verdadeiro não é este tipo de deus, é o Deus que está acima de todos os céus, que governa com Supremacia todos os reinos e as nações: "O SENHOR desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos. O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração" Salmos 33.10-11. O Deus que na sua mão há força e poder, de maneira que ninguém pode resisti-lo (II Crônicas 20.6).

A finalidade de Deus se revelar Supremo a nós é para trazer confiança, e com ela esperança e descanso: "Volta minha alma ao teu repouso, porque o Senhor te fez bem" Salmo 116.7. É o conhecimento do Deus Supremo que nos faz esperar e descansar nEle. Sem este conhecimento, nós nem entregaríamos as nossas coisas a Deus, quando menos esperar e descansar. Toda agitação é falta de conhecimento de Deus; é dúvida, e quem duvida é semelhante a onda do mar, que é agitada e sublevada pelo vento. Todo aquele que duvida, isto é, anda por duas vias, coxeando entre dois pensamentos, entre a visão do homem e a de Deus, não receberá do Senhor coisa alguma (Tiago 1.6-7).

Se atentarmos mais diligentemente para a Supremacia de Deus, podemos constatar que o que temos experimentado por Sua graça, não é produto de um destino cego, nem resultado de um instante de sorte, muito menos de uma decisão humana, mas o exercício da Supremacia de um Deus Todo-Poderoso, que decidiu tudo, mesmo antes da fundação do mundo e que mantém tudo de pé: "Porque o Senhor executará a sua palavra sobre a terra, consumando-a e abreviando-a" Romanos 9.28.

Podemos atentar mais para a Sua Supremacia sobre nós, quando a Sua Palavra nos diz: "Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram determinados para mim, quando ainda não havia nem um deles" Salmo 139.16. "Os meus tempos estão nas tuas mãos...” Salmo 31.15. “Antes que eu te formasse no ventre te conheci..." Jeremias 1.5. "Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; e tu lhe puseste limites, e não passará além deles" Jó 14.5.

A Supremacia de Deus o faz acima de tudo e de todos, inclusive do diabo: "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele" Colossenses 1.16-17. Satanás e seus anjos são ministros de Deus, a serviço dEle. Eles estão debaixo da Supremacia de Deus para executarem a sua vontade: "Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra. Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais o seu beneplácito" Salmos 103.20-21.

A Supremacia de Deus lhe dá também o direito e autoridade de ter a primazia, isto é, de ter prioridade, ser o primeiro, preceder tudo e todos com relação ao tempo ou lugar. A Sua Supremacia é claramente vista nas Escrituras determinando e mudando tempos e estações, estabelecendo reis, e removendo reis, operando entre os exércitos dos céus e entre os moradores da terra (Daniel 2.21; 4.35).

Deus é aquele que tem a primazia sobre tudo, porque Ele é o Senhor de tudo; o que era e o que é, e o que há de vir: "Antes que houvesse dia EU SOU, também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?" Isaías 43.13. "Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!" Romanos 11.36.

Supremacia é pré-domínio, é domínio de tudo e de todos de maneira prévia. Deus é Supremo e reina absoluto desde antes da fundação do mundo. Sem esta Supremacia, Ele não poderia executar toda a sua vontade, e isto Ele fará sem impedimento algum por toda a eternidade: "Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus (Supremo), e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade; chamando do oriente uma ave de rapina, e dum país remoto o homem do meu conselho; sim, Eu o disse, e Eu o cumprirei; formei esse propósito, e também o executarei" Isaías 46.9-11.

Que coisa maravilhosa. Que Deus magnífico e Supremo. Este é o nosso Deus, o nosso Pai, daqueles que crêem. Não há ninguém que possa assemelhar-se a Ele. Ele é o único que pode anunciar o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam. Este Deus nos chamou por Seu Conselho, e tem cumprido e executado o seu propósito Supremo. Este é o nosso Deus, o único Deus Supremo e verdadeiro. A Ele seja glória, honra, louvor e adoração pelos séculos dos séculos. Amém!

Retornar