Dia 15 de fevereiro

 

 

"Este é o descanso, dai descanso ao 

cansado; e este é o refrigério".

Isaías 28.12.

 

Ouvimos desde pequeno que o papai do céu castiga se fizermos isso ou aquilo. Além do pecado, os homens e as nossas religiões nos ataram fardos pesados. Todos nós pecadores, viemos de uma vida cansada e sobrecarregada pelo pecado. É desta maneira que Jesus nos encontra: "Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los" Mateus 23.4.

Mas o Senhor nos ensina que não devemos estar presos por essas coisas: "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" Colossenses 2.8. A obra de Cristo em nós é nos libertar verdadeiramente: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" João 8.36. 

Tudo o que o nosso Pastor faz com seu ensino é nos trazer refrigério, e nos levar ao descanso: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome" Salmos 23.1-3. 

Jesus nos encontra cansado e sobrecarregado, mas o conhecimento dEle, faz com que encontremos descanso para as nossas almas: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" Mateus 11.28-29.

A lei veio por intermédio de Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus (João 1.17). Jesus é o descanso de Deus, é o verdadeiro repouso sabático para o povo de Deus: "Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência" Hebreus 4.10-11.

Deus nos ensina no texto que iniciamos, de Isaías 28, nos versos 12 e 13, que a Palavra dEle é para dar descanso ao cansado. O conhecimento de Jesus é para nos dar descanso, mas aqueles que não O querem, a Palavra lhes será mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, para que fiquem presos e enlaçados: "Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir. Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem e se enlacem, e sejam presos".

Todo aquele que ensina, ou anda querendo agradar a Deus guardando mandamentos e regras, ficará preso e enlaçado por eles. Esses, mostram que não conhecem o descanso de Deus, não conhecem a Cristo: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quereis vir a mim para terdes vida" João 5.39-40.

Como diz o Senhor no verso 14, não é para ouvirmos esses homens escarnecedores, mas é para ouvirmos a Ele: "Inclinai os ouvidos, e ouvi a minha voz; atendei bem e ouvi o meu discurso" Isaías 28.23. Porque esses edificadores rejeitaram a pedra angular, a pedra de edifício que foi estabelecida pelo Pai: "Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse" Isaías 28.16.

Para quem crê, Ele é uma preciosidade, mas para os incrédulos, Cristo será pedra de tropeço e rocha de escândalo: "E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados" I Pedro 2.7-8.

Que você não seja um desses que não querem ouvir a Deus; onde Sua Palavra só se resume em mandamentos e regras. A obra que Deus realizou em Cristo, é para que entremos no seu descanso. Lembre-se o que Deus disse no verso que iniciamos: "Dai descanso ao cansado, e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir".

Para os que estão em Cristo, já entramos no descanso de Deus. Sempre que, por algum motivo sairmos desse descanso, lembremos da Sua Palavra no Salmo 91.1 e 116.7 que diz: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem". Amém.

Retornar