Dia 16 de agosto

 

 

"...não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria".

Lucas 2.10.

 

A ignorância precede a destruição. Assim é que nos encontramos a princípio; todos nós homens que nascemos de mulher: "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" Provérbios 14.12. A ignorância do pecador com a sua situação é tal, que ele vive pensando que está seguro: "O sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, e dá-se por seguro" Provérbios 14.16; mas o seu salário é a morte, a morte eterna: "O salário do pecado é a morte..." Romanos 6.23. O homem pecador ignora que a sua situação é de morte eterna. Para ser convencido disso, é necessário a intervenção do Espírito Santo: "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado" João 16.8-11.

A atitude natural de quem recebe esse convencimento é muita tristeza; é clareza do seu estado de juízo eterno.  Após o convencimento vem o arrependimento. O mesmo Espírito que nos convence da nossa real situação, nos traz também novas de grande alegria. Nesse momento, o pranto se torna em alegria, e o medo se torna em louvor, e em gratidão ao Deus de amor e de tanta bondade: "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado" Isaías 61.1-3.

Atente para o texto, para a Palavra de Deus e não para o que estamos comentando. Num mundo de tantas tristezas, o Senhor tem boas novas que nos trazem grande alegria. É Deus falando conosco, transformando nossa tristeza em gozo, a nossa prisão em liberdade, a nossa angústia em louvor. Bendita notícia. Cristo nos libertou de todos os nossos inimigos (Lucas 1.74), e principalmente de nós mesmos, do nosso homem velho (Romanos 6.6). Bendita notícia. Louvamos a Deus por essa bendita notícia. Estamos livres agora; recebemos as novas de Deus que nos trouxeram grande alegria. Essas boas novas de grande alegria não são somente para nós, mas para todo o povo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo" Lucas 2.10.

Muitos vivem ainda na ignorância como nós vivemos por longo período, até que uma testemunha de Deus nos falou dela. Essa boa notícia é para ser crida e proclamada de boca aos ouvidos cansados o oprimidos: "Cri por isso falei, nós cremos, por isso também falamos". "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" Romanos 10.17.

Fale dessa Bendita Notícia se você já a recebeu e creu. Amém.

Retornar