Dia 17 de novembro

 

 

"De maneira que, irmãos, somos devedores...".

Romanos 8.12.

 

Esta semana vi uma propaganda na televisão que dizia: - Decida. Você prefere pagar à vista no preço normal, ou a prazo com desconto? Pagar a prazo está muito em moda hoje. É muito mais vantajoso. Conseguiram até colocar na mente das pessoas que se não comprar à prazo, não é possível adquirir nada; sendo que o Senhor nos diz: "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei" Romanos 13.8. Não dever é liberdade, e assim é que o Pai quer que vivam os seus filhos.

Como isto está muito em moda, também existe hoje o cristão à prazo. Esse é o tipo de cristão que vive uma vida espiritual à prestação. A semana inteira fica devendo ao Senhor, e no final de semana, vai à sua igreja, procurar amenizar a sua dívida com pedidos de perdão, com orações, com dízimos e ofertas; mas esta não é uma vida que o Senhor aceita: "De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR?... Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs;... Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo" Isaías 1.11-17.

A dívida não cabe no Reino de Deus. A princípio, tem que ficar bem claro a nós, que o Senhor não deve e nunca deveu nada a ninguém. Pensar isto seria um atrevimento: "Ninguém há tão atrevido, que a despertá-lo se atreva; quem, pois, é aquele que ousa erguer-se diante de mim? Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu" Jó 41.10-11. "Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras" Romanos 4.4-6.

Quanto a nós, Deus em Cristo também pagou e riscou qualquer espécie de dívida: "e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todos os vossos delitos; e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz" Colossenses 2.13-14 (CMTHG). Deus não fez isto porque demos alguma coisa para Ele, mas fez isso por amor do seu nome: "Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades. Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro" Isaías 43.24-25.

Ele nos comprou por um bom preço, e pagou o preço com o sangue de um inocente: "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" I Coríntios 6.20. Ele nos comprou para pertencermos a Ele: "E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou" II Coríntios 5.15.

Não precisamos mais viver como cristãos à prestação; como aqueles que estão sempre em dívida com o Senhor. A nossa dívida agora é de amor; é de confiança naquele que é a nossa vida: "E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis" Romanos 8.10-13. Agora não somos mais escravos, podemos reinar em vida por Jesus Cristo: "Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo" Romanos 5.17. Amém.

 

Obs: A versão que uso em minhas meditações é a Corrigida, porque é a versão que tenho em meu PC. Mas algumas vezes uso a versão CMTHG, conforme os melhores textos em Hebraico e Grego, para melhor elucidação.

Retornar