Dia 18 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte XI

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A ONISCIÊNCIA DE DEUS

 

Deus é Onipotente, tem todo o poder, e também é Onisciente, isto é, conhece tudo e todos, cada criatura, até mesmo os fios de cabelo das nossas cabeças. Deus tem todo o conhecimento e sabedoria. Este seu conhecimento é imensurável. Ninguém pode perscrutar, isto é,  penetrar a sua mente. Quanto a Onisciência de Deus, só podemos nos expressar com os adjetivos: tudo, todo, pleno, infinito, completo, absoluto, e total.

Deus não precisa de nenhuma palavra, de nenhum ato, nada visível para que saiba das coisas. Ele é Onisciente e sabe todas as coisas. Ele sabe inclusive os nossos pensamentos: "Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces" Salmo 139.4. Como é bom saber disto. Medite nisto: "Deus tudo sabe". Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Quem jamais penetrou a mente do Senhor? Quem jamais foi seu conselheiro? Quem poderá se esconder deste Deus Onisciente? O que poderá ficar despercebido aos seus olhos?

O cântico 332 do Cantor Cristão, expressa bem o conhecimento que o autor tinha da Onisciência de Deus. A primeira estrofe diz assim:

 

Meu Senhor de tudo sabe, certamente, sim;

Com cuidados incansáveis me protege a mim.

Tudo quanto Deus permite, pra meu bem será,

E no dia mais penoso, forças Deus dará.

 

 

Deus sabe tudo, conhece tudo e todos, tanto no passado, presente como no futuro. Há uma diferença na Onisciência e na Presciência de Deus. Onisciência como vimos, é o conhecimento que Deus tem de tudo e de todos em qualquer tempo. A Presciência é a determinação de um fato que Ele tenha decretado em qualquer tempo em que a Sua Onisciência tenha lhe capacitado a conhecer. Em seguida vamos ver o que é Presciência, então esclareceremos mais, no momento vamos nos ater em Sua Onisciência que mostra que não há nada nem ninguém que Deus não conheça.

A Palavra de Deus é a perfeita expressão de Deus. Em cada versículo, se atentarmos com cuidado encontraremos vários dos seus atributos. Em Jó 31.4, e 34.21, vemos esta Onisciência de Deus bem expressa quando diz: "Não vê Ele os meus caminhos, e não conta todos os meus passos? Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e Ele vê todos os seus passos".

A Onisciência é um atributo que concede a Deus um conhecimento ilimitado: "Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; não há limite ao seu conhecimento. Aquele que guarda a Israel não tosquenejará" Salmo 147.5; 121.4. Nada pode passar despercebido aos Seus olhos; não há nada que possa ser ocultado dEle: "Senhor tu me sondaste, e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda; nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa" Salmo 139.1-3, 11,12. Não há criatura alguma encoberta diante dEle; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de dar contas (Hebreus 4.13).

Além de possuir todo o conhecimento, de ser Onisciente, o seu conhecimento é perfeito. Ele jamais comete algum erro, nem despreza coisa alguma que aconteça. Deus sabe tudo, por isso, Adão não pôde esconder de Deus sua desobediência, nem mesmo fugir de sua presença no Jardim do Éden. Caim não pôde ocultar a morte de seu irmão.

Por causa de Sua Onisciência, a santidade de Enoque não pode ficar despercebida, nem o pecado de Davi pôde ser desprezado, nem a iniquidade de Israel e a sua idolatria ficou impune. É a Onisciência de Deus que fez com que os profetas falassem pelo Espírito, de maneira prévia, sobre a vinda de Jesus e o seu sofrimento, como também da sua glorificação.

Este atributo de Deus é odiado pelos ímpios, porque eles gostariam que as suas impiedades ficassem encobertas, mas para os santos, saber que Deus de tudo sabe, traz muita consolação e esperança, pois, em qualquer circunstância, poderemos responder como o apóstolo Pedro: "...Senhor, tu sabes tudo" João 21.17. "E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes" Ezequiel 37.3.

A compreensão da Sua Onisciência faz com que inclinemos a Ele em adoração, porque Ele conhece as suas criaturas, e sabe que somos pó (Salmo 103.14). Antes de lhe pedirmos alguma coisa, é bom sabermos que Ele tudo sabe (Mateus 6.8). Por Ele temos sido sustentados desde que nascemos, Ele é Aquele que nos tirou das entranhas de nossa mãe (Salmo 71.6). Os seus olhos Oniscientes viram a nossa substância ainda quando não havia forma, e no Seu livro foram escritos todos os nossos dias; sim escritos e determinados quando não havia nenhum deles (Salmo 139.16).

Que atributo maravilhoso é a Sua Onisciência, pois, por ela, Jesus pôde conhecer a sua posteridade, e não deixará que se perca nenhum daqueles que lhe deu o Pai (João 6.39). Ela faz com que Ele também conheça o que está em trevas, porque com Ele mora a luz (Daniel 2.22). Conhece também as suas ovelhas, todas as que lhe pertence (João 10.16). Conhece-as pelo nome (João 10.3). Que atributo bendito para gerar descanso ao nosso coração!

É preciso tempo para contemplar tal atributo. Para os ímpios é triste saber que Deus sabe tudo, e que nada lhe ficará encoberto, mas para nós, seus filhos, é maravilhoso pensar que Deus sabe tudo, nos tem suprido de tudo, e o fará pela eternidade. Ele soube o que já se passou, sabe o que estamos passando hoje, e sabe o que passaremos amanhã. Ele sabe tudo de eternidade a eternidade. É por causa da sua Onisciência, que Ele pode determinar as coisas antecipadamente, no exercício de Sua Soberana Vontade, e isto se chama Presciência, o que veremos a seguir.

Em parte conhecemos e em parte profetizamos. Não podemos conhecer esse Deus Onisciente plenamente nesse momento, mas um dia o conheceremos como somos plenamente conhecidos: "Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido" I Coríntios 13.12. Amém. 

Retornar