Dia 19 de dezembro

 

 

"Confia no Senhor...".

Salmos 37.3.

 

Há muitos ensinos nas Escrituras, que para nós, na maioria das vezes, não passam de palavras. Conhecemos o texto, sabemos até em que capítulo e versículos estão. Não que não reputamos valores a elas, podemos até discorrer sobre o assunto; mas não conhecemos o que elas significam, não é experiência real para nós.

No Salmo 37, há algumas dessas palavras: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele" Salmos 37.3-7. Nesta meditação veremos sobre a palavra confiar.

Estou diante de Deus, e testemunhando que antes de qualquer um que leia esta meditação, esta Palavra é para mim. A espada de dois gumes corta primeiro o que a desembainha. Tudo o que Deus tem feito é se revelar a nós como o Deus Todo-Poderoso, desde o primeiro dia de nossa vida cristã, para que possamos conhecê-Lo, e então confiar, entregar e descansar debaixo da sua sombra: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei" Salmos 91.1-2.

Confiar é fiar-se em Deus, é saber que Ele está tomando algo para si e avalizando. Confiar é deixar nas mãos de alguém que pode e dá garantia de realizar. Confiar é ter o endosso de uma Pessoa que não pode mentir: "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu" Hebreus 6.18-19.

Para que haja confiança, é imprescindível que se conheça a pessoa. Quanto a Deus, ninguém jamais o viu. Como então podemos conhecer a Deus para confiar nEle?  O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.

Jesus é o que nos faz conhecê-Lo, e essa promessa, Ele fez ao Pai: "Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja" João 17.25-26. É na face de Cristo que conhecemos a Glória do Pai: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" II Coríntios 4.6.

Muitas vezes procuramos socorro no mundo e nas pessoas. Por que isso? Não porque não cremos em Deus, mas porque não o conhecemos. Saber e crer que Deus existe, não é vantagem nenhuma, porque até os demônios crêem e tremem: "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem" Tiago 2.19.

A fé sem obras é morta. Não adianta dizermos que cremos em Deus, se nossas atitudes tem sido de incredulidade. Se verdadeiramente cremos nEle, nossas atitudes vão ser de fé; e entre elas, a confiança em Deus. Do contrário, nossa fé não passa de meras palavras, de uma fé morta. A religião é muita de teoria, mas a vida cristã de conhecimento e prática: "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras" Tiago 2.17-18.

Crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo é nossa necessidade primária para confiarmos em Deus: "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo" II Pedro 3.18. Precisamos nos voltar para o Senhor. Conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor, e então haverá confiança naturalmente: "Vinde, e tornemos ao Senhor, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" Oséias 6.1-3. Amém.

Retornar