Dia 19 de julho

 

 

"... e sobre esta pedra edificarei a minha igreja..."

Mateus 16.18.

 

 

Quando Jesus chegou à Cezaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos acerca do que os homens diziam dEle, quem Ele era. Os seus discípulos disseram que uns diziam que era João Batista, outros Elias, e outros Jeremias. Então Jesus perguntou aos seus discípulos: "E vós, quem dizeis que eu sou?". Então respondeu-lhe Simão Pedro: "E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Então Jesus lhe disse: "Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus" Mateus 16.13-17.

Há muitas revelações preciosas nesses textos, mas vamos nos ater agora a duas. A primeira é a revelação do Pai a nós que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Toda a Escritura testifica de Jesus e é só nEle que encontramos vida: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quereis vir a mim para terdes vida" João 5.39-40. Todo o que ouvir a Sua Palavra e crer nEle passa da morte para a vida: " Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" João 5.24. Todo o que ir a Ele encontrará descanso para a sua alma: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" Mateus 11.28-29.

Mas para irmos a Jesus é necessário que o Pai nos revele: "Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim..." Gálatas 1.15-16. Revelação da Pessoa de Cristo em nós não é algo que nós descobrimos por nós mesmos, ou que alguém descobre para nós; é um mistério que está escondido no coração do Pai e que só pode ser revelado por Ele: "Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência" Colossenses 2.2-3.

Jesus Cristo é um tesouro escondido dentro de um mistério. Nenhuma carne e sangue podem chegar a este conhecimento de Jesus como o Cristo se o Pai não lhe conceder: "E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido" João 6.65. Ninguém pode ir a Jesus se o Pai não o trouxer: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" João 6.44. Agora, todo o que o Pai lhe dá vai a Ele, e daí em diante jamais perecerá: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" João 6.37.

 Depois disto Jesus então ainda disse a Pedro: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela". Jesus chamou Simão de pedra, e Ele mesmo também de pedra. Jesus em muitos lugares das Escrituras é chamado de pedra: "Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação" Daniel 2.44-45.

Jesus é a pedra angular e nós somos pedras vivas, pedras de um templo celestial e espiritual: "E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido" I Pedro 2.4-6.

Nós somos pedras vivas, e sobre a pedra angular que é Cristo será edificada a Sua Igreja. Não uma igreja de tijolos e cimento, mas de filhos de Deus à Sua imagem: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" Efésios 2.10. Não uma igreja de escândalos e vergonha, mas remida de toda a iniquidade e zelosa de boas obras: "O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras" Tito 2.14.

Esta é a Sua Igreja, a Igreja dos vencedores, coluna e esteio da verdade. Sobre esta Igreja as portas do inferno não prevalecerão: "E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte" Apocalipse 12.10-11. Amém.

Retornar