Dia 20 de março

 

 

Sermão do Monte - Parte II

"E, abrindo a sua boca, os ensinava...".

Mateus 5.2.

 

O sermão do monte é o marco que iniciou a caminhada de Jesus no seu ministério de ensino aos seus discípulos. Depois de separar seus doze apóstolos, percorreu toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino de Deus, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Assim a sua fama correu por toda a Síria. De sorte que o seguiam grandes multidões. Jesus, pois vendo as multidões, subiu em um monte e passou a ensiná-las sobre o Reino de Deus.

E abrindo a sua boca, disse-lhes: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" Mateus 5.13-16.

Jesus nos ensina que somos o sal da terra. Nós, os verdadeiros cristãos, somos aqueles que temperam e dão sabor à terra. Somos aqueles que exalam o bom perfume de Cristo: "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem" II Coríntios 2.14-15.

Nós também somos luzeiros do mundo (Filipenses 2.15). Como a lua não tem luz própria, mas espelha a luz do sol, nós também refletimos no nosso rosto como um espelho a Glória do Senhor: "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" II Coríntios 3.18. Somos o sal, o bom perfume, a luz e também a carta escrita por Cristo: "Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração" II Coríntios 3.3.

O que seria de nós sem nosso Salvador Jesus? E o que seria da terra sem os verdadeiros cristãos? Seria insípida, sem gosto, em trevas total, estéril espiritualmente, e sem boas obras: "No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas" Gênesis 1.1-2.

No princípio era assim: uma vida em trevas, vazia e insípida. Então Jesus manifestou em nós a sua Luz, livrando-nos das trevas e fazendo-nos sal e luz no mundo. A exortação do Senhor para nós como sal da terra, é para que manifestemos esse sabor, falemos aos pecadores da Sua Graça: "Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" Colossenses 4.5-6.

A luz também não terá valor se não for para resplandecer no meio das trevas. Jesus não nos coloca escondidos, mas sobre o ponto mais alto de uma casa ou de uma cidade, para alumiar toda ela. A luz tem sua obra, tanto de manifestar as coisas que são feitas nas trevas, como também de dar o seu fruto; é por essas boas obras que os que estão em trevas glorificarão o nosso Pai que está nos céus: "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta" Efésios 5.8-13.

Não sejamos cristãos insípidos, porque os homens nos pisarão. Não apaguemos o Espírito: "Não apagueis o Espírito" I Tessalonicenses 5.19. Antes, enchemos-nos dEle: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" Efésios 5.18.

Lembremos das virgens prudentes e das insensatas, porque breve virá o nosso Senhor: "As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço" Mateus 25.3-12.

Portanto, disse Jesus, salgue a terra e manifeste a sua luz diante dos homens, para que eles vejam as vossas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus. Porque se o sal se tornar sem sabor, como pode ser restaurado? E se a luz se apagar, como o Senhor poderá nos conhecer? Podemos salgar a terra, e manifestar a nossa luz, porque Ele já é a nossa vida: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" II Coríntios 4.6. "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" João 8.12. Amém.  

 

Retornar