Dia 21 de março

 

 

Sermão do Monte - Parte III

"E, abrindo a sua boca, os ensinava...".

Mateus 5.2.

O sermão do monte é o marco que iniciou a caminhada de Jesus no seu ministério de ensino aos seus discípulos. Depois de separar seus doze apóstolos, percorreu toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino de Deus, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Assim a sua fama correu por toda a Síria. De sorte que o seguiam grandes multidões. Jesus, pois vendo as multidões, subiu em um monte e passou a ensiná-las sobre o Reino de Deus.

E abrindo a sua boca, disse-lhes: "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus" Mateus 5.17-20.

Jesus não veio destruir a lei, mas Ele tinha que cumpri-la. Jesus é o fim da lei, para a justiça de todo aquele que crê (Romanos 10.4). Enquanto Jesus vivia, a lei ainda imperava, mas depois que Ele morreu e ressuscitou, ela foi satisfeita, e pudemos conhecer a Graça e a Verdade: "Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito" Romanos 8.3-4.

A lei revelava o pecado e exigia a morte do pecador. Cristo destruiu o pecado e satisfez a lei, fazendo-nos morrer juntamente com Ele. Onde abundou o pecado, superabundou a Graça: "Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2.19-20. "Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor" Romanos 5.19-20.

Qual era a justiça dos escribas e fariseus? Era o cumprimento da lei. Então qual lei Jesus disse que deve ser ensinada aos homens que excede a justiça dos escribas e fariseus? A lei de Cristo: "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor" Romanos 13.8-10.

Essa é a lei que Jesus se refere que deve ser ensinada aos homens. Essa é a justiça de Deus que deve ser ensinada e anunciada: a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem, porque a justiça que há na lei é a morte, é a condenação: "Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus" Romanos 3.19-26.

A justiça que excede a dos fariseus não é a que guarda o sábado, a que não mata nem rouba, nem a que não adultera, mas a justiça de Deus que é pela fé em Jesus Cristo, a lei do amor. Quem creu, e foi justificado por Deus pela fé, e agora ensina essa justiça aos homens, será chamado maior no Reino dos céus: "Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente" Daniel 12.3. Amém.

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