Dia 22 de dezembro

 

 

"Descansa no Senhor, e espera nele...".

Salmos 37.5.

 

Como vimos nas meditações anteriores, há muitos ensinos nas Escrituras, que para nós, na maioria das vezes, não passam de palavras. Conhecemos o texto, sabemos até em que capítulo e versículos estão. Não que não reputamos valor a elas, podemos até discorrer sobre o assunto; mas não conhecemos o que elas significam, não é experiência real para nós.

No Salmo 37, há algumas dessas palavras: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele" Salmos 37.3-7. Nas meditações anteriores, vimos as palavras: confiar, deleitar e entregar, nessa veremos sobre as palavras descansar e esperar.

Nos três procedimentos de fé que vimos anteriormente, implica que o cristão conheça ao Senhor, que tenha prazer em ter comunhão com o Pai e com Seu Filho Jesus, e que se entregue completamente; se coloque debaixo da potente mão de Deus. É uma posição de fé de que não vivemos mais, mas Cristo é quem vive em nós; Aquele que opera tudo em nós: "Cristo é tudo em todos" Colossenses 3.11.

Agora descansar e esperar, são conseqüências, são os efeitos naquele que confiou e entregou tudo ao Senhor, e sabe que Ele tudo fará. Descansar e esperar é o resultado de quem confia, se deleita, e entrega tudo ao Senhor. Não estamos falando aqui de descanso físico, mas do coração: "E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera" Gênesis 2.2-3. "Respondeu-lhe o Senhor: Eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso" Êxodo 33.14.

Faça uma recordação sobre esperar, em nossa meditação do dia 16 de novembro. Como podemos ver, descansar e esperar é uma atitude de fé, de confiança, de conhecimento, e de prazer nAquele que tudo pode, tudo vê, e tudo sabe: "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo" Salmos 139.16-18.

Descansamos e esperamos, porque temos a certeza que Aquele que fez a promessa, há de cumprir: "Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?" Isaías 14.27, porque Ele não é homem para mentir: "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" Números 23.19; porque Ele é fiel: "Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo" II Timóteo 2.13.

Podemos descansar e esperar porque todas as suas promessas foram feitas para o Seu Filho. Se Cristo é a nossa vida, então no Filho está todo o seu prazer. Amém.

Retornar