Dia 22 de novembro

 

 

"...para que o saibais, e me creais e entendais...".

Isaías 43.10.

 

O homem natural, por não compreender as coisas do Espírito de Deus, e achá-las loucura (I Coríntios 2.14), perverte tudo. O Senhor em Isaías 29.16 nos diz: "Vós tudo perverteis!...".  Perverter não é somente tornar uma coisa santa em imunda, mas mudar a ordem do que Deus disse.

Pervertem ou omitem uma parte e acrescentam outra; em todos os casos, se o fizermos, seremos achados mentirosos: "Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso" Provérbios 30.5-6.

Tudo o que não é revelação é uma interpretação das Escrituras, o que é condenável por Deus: "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" II Pedro 1.20-21.

Quando a Palavra de Deus é apresentada, pensamos que será mais bem recebida se usarmos a explicação. Lemos um texto e passamos a discorrer o assunto. Usamos vários exemplos para tentar elucidá-la, e a primeira coisa que perguntamos é: - Vocês entenderam o que Deus está dizendo? Vocês estão compreendendo? Tudo isso porque mudamos a ordem das coisas. Pensamos que as coisas de Deus vêm pelo entendimento.

A ordem do verso que iniciamos, é a que Deus usa para nos fazer conhecê-lo. Primeiramente, através da pregação, Ele nos fazer saber as Suas coisas: "Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação" I Coríntios 1.21. A pregação da Sua Palavra, é o primeiro instrumento que Deus usa para iniciar a Sua obra em nós ou através de nós: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" Marcos 16.15.

Primeiro é saber, em seguida é crer. Depois que Deus nos faz saber as suas coisas pela pregação da Sua Palavra, a fé passa a ser vivificada pela mesma Palavra: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" Romanos 10.17.

A Palavra de Deus não  é um instrumento de elucidação da letra que entra pelo nosso intelecto, mas é viva e eficaz (Hebreus 4.12). A Palavra de Deus gera em nós o autor e consumador da nossa fé: Jesus (Hebreus 12.2). Passamos a crer nEle, pela fé que Ele mesmo opera em nós: "E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo" I Timóteo 1.14.

Deus nos faz saber pela Sua Palavra, depois nos faz crer nEle pela presença do seu Filho Jesus em nós, e através da Sua mente, entender espiritualmente tudo: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo" I Coríntios 2.14-16.

Querer explicar a Palavra de Deus é chamar a atenção para si. Fazemos muito isso na nossa ignorância. O homem quando quer explicar a Palavra de Deus, está excluindo o Espírito Santo, e exibindo as suas habilidades. Deus faz a sua obra na ordem certa: primeiro saber, depois crer e por fim entender as suas coisas.

Procurar saber, até podemos buscar, mas crer e entender não depende do homem, é obra exclusiva de Deus por Jesus Cristo: "Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar" Mateus 11.25-27.

Não tentemos explicar a Palavra de Deus, nem tentemos entendê-la com a nossa mente humana; necessitamos primeiro ouvi-la, depois ir a Ele para termos vida, e aprender dEle: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" Mateus 11.28-30. Amém.

Retornar