Dia 23 de setembro

 

 

"...assim também andai nele".

Colossenses 2.6.

 

A vida cristã verdadeira não se resume apenas em aceitar a Jesus e participar de uma igreja, mas conhecimento de Cristo. Todo aquele que está em Cristo, também deve andar como Ele andou (I João 2.6), porque não sou mais eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim (Gálatas 2.20).

Em toda a nova aliança, Deus veio atuar onde o homem não pode. A graça é um dom de Deus, e podemos gozar dela mediante a fé: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" Efésios 2.8-9. A graça, bem como a fé, é um dom de Deus; agora, a graça de Deus envolve atitude de quem crê. Não há fé passiva, porque a fé sem obras é morta (Tiago 2.8). Não estou aqui dizendo que o homem deva fazer alguma coisa, isso não seria fé, seriam obras. Estamos dizendo que a fé que é consumada por Jesus Cristo é operosa: "Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?" Tiago 2.14.

Há um caminho muito estreito entre a fé e as obras que podem ser confundidas; a diferença é que quando é uma obra de fé, ela está baseada na Palavra de Deus: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" Romanos 10.17. Nesta caso, toda obra é operada pelo autor e consumador da fé: Jesus (Hebreus 12.2); do contrário é uma obra morta, porque é humana.

Por exemplo: A graça de Deus nos diz: "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado" Romanos 6.6. A fé nos leva a andar como mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus: "Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça" Romanos 6.17-18.

A graça de Deus nos diz: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus" Efésios 2.5-6. A fé nos leva a buscar e a pensar nas coisas que são de cima e não as que são aqui da terra: "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória" Colossenses 3.1-4.

Quando o Senhor diz em Sua Palavra: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" Filipenses 2.13, essa é a fé viva; a fé que vem por meio de Jesus Cristo: "E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério; a mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo" I Timóteo 1.12-14.

Só por Cristo a fé é operosa, porque as obras de fé são feitas em Deus (I Coríntios 15.10). Fazer obras sem Cristo, por melhor que sejam são mortas, são vãs; tem valor para os homens, mas não para Deus. Amém.

Retornar