Dia 25 de junho

 

 

"À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados

em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com

todos os que em todo o lugar invocam o nome de

nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso".

I Coríntios 1.2 *CMTHG.

 

A Igreja é de Deus e não dos homens como nos ensina a Sua Palavra. A palavra "igreja" são todos aqueles que Deus separou para si. São os que Ele tirou para fora do aprisco, do lugar onde as ovelhas estavam presas para serem rebanho do seu pastoreio: "Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor" João 10.2-3 e 16.

A Igreja de Deus é feita de pedras vivas, portanto, quando o irmão Paulo se referia à Igreja de Deus, o único nome que tomava era da cidade ou da região em que moravam: "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus... E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia" Efésios 1.1 e Gálatas 1.2. A Igreja de Deus são todos os santificados em Cristo Jesus, em todos os lugares, seja na terra ou nos céus: "Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; à universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados" Hebreus 12.22-23.

Esta Igreja são todos aqueles que em todos os lugares o invocam. Ela é chamada por Deus de Universal Assembléia, e esta Igreja só podemos vê-la pela fé. Pela fé podemos ter comunhão com nosso pai Abraão, com Moisés, Davi, e todos aqueles que foram santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita de uma vez para sempre (Hebreus 10.10). Podemos ter comunhão no Espírito, porque ambos temos acesso a Deus em um mesmo Espírito (Efésios 2.18). O mesmo Espírito promove a comunhão com os irmãos que estão na terra e com os que estão nos céus: "Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num" I João 5.7-8.

Ainda que não estejamos presentes no corpo, no espírito temos comunhão com todos os santos em todos os lugares; até com aqueles que não estão mais entre nós: "Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo" Colossenses 2.5. Esta é a Universal Assembléia de Deus, e é necessário termos revelação dela, para que possamos vê-la pela fé.

Agora, existe a Sua Igreja nesta cidade de Londrina. Todos aqueles que nasceram do Espírito, Jesus reconhece como membro do seu corpo ainda que esteja espalhado em vários lugares e denominações, mas só que os consideram criancinhas em Cristo: "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?" I Coríntios 3.1-4.

Por que o irmão Paulo usa a expressão: "aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos"? Se somos santificados por Cristo Jesus, porque estamos sendo chamados para ser santos? Como vimos anteriormente, os santificados em Cristo são todos aqueles que creram que morreram e ressuscitaram juntamente com Cristo, e que agora é Cristo quem vive (Gálatas 2.20). Este é um eleito de Deus antes da fundação do mundo para ser santo (Efésios 1.4), e que agora foi chamado pelo evangelho, santificado pelo Espírito e vive pela fé na verdade, independente do lugar onde esteja: "Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso SENHOR Jesus Cristo" II Tessalonicenses 2.12-13.

Este eleito e santificado pelo Espírito, agora é chamado para ser santo, para separar-se de toda associação indevida; dentre elas as facções religiosas: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.  Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus" II Coríntios 6.14-18 e 7.1.

O santificado pelo Espírito, é chamado por Deus para apartar-se de toda coisa imunda: "Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.  Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais" I Coríntios 5.9-11; é para separar o vil do precioso (Jeremias 15.19), o santo do profano, e o imundo do limpo (Levítico 10.10).

Não é tentar santificar o lugar onde se reúnem; tentar tornar essa grande casa uma coisa santa ao Senhor, mas se santificar, apartar-se, purificar-se dessas coisas: "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra" II Timóteo 2.19-21.

Não adianta querer santificar aquilo que é sujo. Aquele que foi santificado pelo Senhor, será santificado ainda pela Sua Palavra (João 17.17). O que é santo, aparte-se, seja santificado ainda, mas o que é sujo, se tornará mais sujo ainda: "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda" Apocalipse 22.11. Somos chamados para sermos santos; quem rejeita isto não rejeita o homem, mas o próprio Deus: "Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo" I Tessalonicenses 4.7-8. Continua...

Retornar