Dia 26 de abril

 

 

O ÁTRIO

 

A descrição do tabernáculo conclui, nesta porção de Êxodo, com o átrio. Este é o ambiente exterior, e como tal, simboliza o aspecto da igreja que está em contato com o mundo. É a parte que, ao menos parcialmente, é visível de fora. A igreja tem um testemunho diante do mundo.

O perímetro do átrio é retangular, de cem côvados de comprimento por cinqüenta de largura. No comprimento há vinte colunas de bronze, no entanto que na largura, há dez. A soma de todas as colunas é 60, quer dizer, 6 vezes 10. Aqui temos dois números que representam a totalidade da raça humana. O Senhor quer ter em sua casa a homens de todo lugar.

O fato de que as colunas sejam de bronze indica que o mundo é julgado, por isso há uma separação do mundo. Mas as colunas tinham colchetes e faixas de prata, o qual significa que essa separação é produto da redenção. Não nos separamos do mundo porque somos melhores do que eles, mas sim porque fomos comprados por alto preço. É o sangue que nos separa para Deus.

As cortinas que fechavam o perímetro do átrio deviam ser de linho torcido. O linho representa "as ações justas dos Santos" (Ap. 19:8). A Escritura assinala que a igreja é como uma cidade edificada sobre um monte, ou como uma luz posta em um candelabro, muito visível aos olhos dos homens. Quando os homens vêem as boas obras dela, glorificam ao Pai que está nos céus. O mundo não vê mais à frente, no interior do tabernáculo – nem sequer as colunas que sustentam as cortinas –; só vê as cortinas que são as boas obras dos filhos de Deus. Em um aspecto, a igreja está separada do mundo – porque é para Deus –, mas tem uma atitude de misericórdia para o mundo, porque Deus o amou tanto que deu a seu Filho por seu resgate.

A porta do átrio está para o oriente, pois por ali nasce o sol (Cristo é o Sol de Justiça, Mal. 4:2). A luz que ilumina o tabernáculo procede do sol do oriente. Assim também a vida do cristão, e da igreja, é iluminada pelo Senhor Jesus Cristo. A porta tinha quatro colunas e três espaços entre elas. Cada um desses espaços – "portas" – representa a cada uma das pessoas da Trindade. Não obstante, a porta propriamente se localizava no espaço central, porque o Senhor Jesus, o Filho de Deus, é a Porta. (Jo. 10:7).

O átrio com seus três ambientes representam também ao cristão individual, com seu corpo (átrio), alma (Lugar Santo), e espírito (Lugar Santíssimo). O átrio é o corpo, que está em contato com o mundo físico, exterior. A alma é o lugar onde reside a personalidade, com o pensar, o sentir e o querer. E o espírito é esse lugar secreto onde veio fazer morada o Espírito Santo.

A consagração do cristão começa pelo corpo (o átrio), conforme nos assinala o apóstolo Paulo, e depois segue para dentro: "Assim, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus, que é o vosso culto racional" (Rom. 12:1). Seja em forma pessoal, em forma corporativa como igreja, o átrio deve estar separado para Deus.

 

IGREJA DE DEUS EM TEMUCO - CHILE
http://www.aguasvivas.cl

Retornar