Dia 26 de março

 

 

Sermão do Monte - Parte VIII

"E, abrindo a sua boca, os ensinava...".

Mateus 5.2.

 

O sermão do monte é o marco que iniciou a caminhada de Jesus no seu ministério de ensino aos seus discípulos. Depois de separar seus doze apóstolos, percorreu toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino de Deus, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Assim a sua fama correu por toda a Síria. De sorte que o seguiam grandes multidões. Jesus, pois vendo as multidões, subiu em um monte e passou a ensiná-las sobre o Reino de Deus.

E abrindo a sua boca, disse-lhes: "Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério" Mateus 5.31-32.

Ainda que já vimos sobre este texto na meditação anterior, achei necessário compartilhar um pouco mais sobre ele, porque pode alguns perguntar: - Mas como fazer então aqueles que não conheciam a Deus, e na sua vida ímpia casou-se, separou e casou novamente? E agora, ele(a) deve desfazer esse segundo casamento e voltar para a primeira(o) esposa(o)? Este ensino errado eu também já ouvi por aí. Eles dizem que é necessário restaurar tudo quando se conhece a Deus, mas não é assim que Deus nos ensina em Sua Palavra.

Quando uma pessoa vive na ignorância e erra, Deus não leva em conta os tempos passados: "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam" Atos 17.30. Quando uma pessoa é ensinada por Deus sobre o casamento e outras coisas e erra, é desobediência, é obstinação. Ele é culpado porque sabia, e ao culpado Deus não tem por inocente: "O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente" Naum 1.3.

Se uma pessoa conhece a Palavra de Deus, não dá ouvido e desobedece, na meditação do dia anterior Jesus nos ensinou de uma maneira bem clara qual é a sua situação. Não há como Deus a receber: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso" II Coríntios 6.14-18.

Mas se viver na sua ignorância, e depois houver um arrependimento e uma regeneração, a pessoa não deve desfazer este novo casamento e voltar com a(o) antiga(o) esposa(o). Cada um deve permanecer na maneira como foi chamado por Deus: "E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas. É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide. A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. Cada um fique na vocação em que foi chamado. Foste chamado sendo servo? não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião" I Coríntios 7.17-21.

Assim foi que Jesus encontrou aquela mulher samaritana. Ela estava morando com um sexto homem, que nem seu marido era. A partir do seu arrependimento, o sexto homem é que verdadeiramente era o seu marido para Jesus: "Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade" João 4.16-18. Jesus jamais disse a ela que deveria se separar desse e voltar para o primeiro marido para ser perdoada, mas chamou esse sexto de seu marido.

Em Deus não há confusão. O Senhor é muito claro em Sua Palavra quanto ao casamento. Quem se achega a Ele para ouvir a Sua Palavra, Ele ensina com todo prazer. Muitos não querem ouvi-Lo, mas ouvir de homens que falam coisas agradáveis: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" II Timóteo 4.3-4.

É tão sério para o Senhor o matrimônio, que na Sua Igreja, só os que são maridos de uma só mulher podem assumir serviços: "Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);... Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus" I Timóteo 3.1-6, 12-13 *CMTHG.

A família bem estruturada é um testemunho na Igreja de Deus, caso contrário estará sendo instrumento de tropeço para outros: "Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo" I Timóteo 3.7. Devemos temer isto, porque ai por quem vier o tropeço: "E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!" Lucas 17.1

Esta é a maneira que devemos andar na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade: "Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade" I Timóteo 3.14-15. Amém.

 

*CMTHG - Versão: Conforme os melhores textos em Hebraico e Grego. 

Retornar