Dia 26 de novembro

 

 

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e

a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim".

João 14.6.

 

Já ouvi alguns, quando tomam esse texto, dizerem: - Ninguém vai ao Pai, senão por mim. Jesus não está dizendo que vai ao Pai, mas vem ao Pai. Logo em seguida Ele fala: "Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" João 14.7-9. Em outro lugar Ele também disse: "Eu e o Pai somos um" João 10.30.

Jesus nos ensina que Ele é o caminho que nos leva ao Pai: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne" Hebreus 10.19-20. Todo o que caminha em Cristo nunca errará o Pai: "E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos. E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão" Isaías 35.7-8. Esse caminho de Deus é perfeito, não errarão aqueles que nEle confiam: "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam" Salmos 18.30.

Jesus também é a verdade que nos leva ao Pai. A verdade não é uma doutrina, mas uma Pessoa. O conhecimento dEle é que nos leva ao Pai: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" João 8.32. A verdade não é um conjunto de ensinos da Bíblia, mas a Pessoa de quem a Bíblia fala: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" João 5.39.

Ele é a verdade que nos leva ao Pai, Ele é o Verbo: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" João 1.14 e 17. Deus não está dizendo em Sua Palavra que a verdade foi trazida por Jesus, mas vieram por Ele.

Jesus é o caminho, e a verdade, e a própria vida de Deus. Jesus é o próprio Deus, e somente por Jesus é que podemos conhecê-Lo. Para isso, Jesus nos atraiu nEle naquela cruz (João 12.32), nos fez morrer juntamente com Ele (Romanos 6.6), e quando Deus deu vida a Jesus na ressurreição, nos deu vida juntamente com Ele, perdoando todos os nossos delitos (Efésios 2.5-6).

Pelo nascimento do Espírito (João 3.5), Jesus e o Pai passam a viver em nós: "Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" João 14.20, 22 e II Coríntios 4.6.

O Pai está no Filho, o Filho em nós, e nós em Cristo. Em Cristo estamos no caminho, na verdade e na vida de Deus. Esta é a glória de Deus que o homem estava destituído: "Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja" João 17.21-26.

Em Cristo nós estamos no Pai, e o Pai está no Filho, e o Pai e o Filho estão em nós. O Pai e o Filho são um.

Agora Cristo em nós, pelo seu Espírito, está fazendo-nos conhecer o Pai que está nEle. Essa é a vida eterna: "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" João 17.3. Que os olhos do nosso entendimento sejam abertos para vermos essa riqueza de glória. Louvor, honra e adoração, sejam dadas, pois a Ele eternamente. Amém.

Retornar