Dia 27 de junho

 

 

"De maneira que nenhum dom vos falta...".

I Coríntios 1.7.

 

Vimos anteriormente que a Igreja de Deus são todos aqueles que foram santificados pelo sacrifício de Jesus Cristo naquela cruz, e que agora pela fé nesse sacrifício são regenerados pelo Espírito Santo: "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo" Tito 3.5. Santificados, regenerados e chamados para sermos um povo de propriedade exclusiva de Deus: "Vos, porém, sóis raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" I Pedro 2.9 *VRA. Um povo santo e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra.

O Senhor também nos mostrou que uma vez regenerados, fomos em tudo enriquecidos nEle. Somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus para as boas obras (Efésios 2.10). Agora o Senhor nos ensina que: "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens" Efésios 4.4-8.

Depois de sermos regenerados pelo Espírito, somos batizados com o Espírito Santo da promessa. Este batismo no Espírito não é algo que devemos buscar ou receber depois da nossa regeneração. Não é algo aparte do nascimento do Espírito. Este batismo nada mais é do que o Espírito nos colocando como um membro do Corpo de Cristo e nos dando um dom: "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos" I Coríntios 12.12-14.

Esses dons são distribuídos pelo Espírito a cada membro do Corpo de Cristo, e isto como lhe apraz: "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer" I Coríntios 12.11, e tem como propósito o proveito para toda a Igreja de Deus: "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil" I Coríntios 12.7. Imagine se esta divisão de dons não fosse feita pelo Espírito, teríamos um corpo totalmente deformado: "Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis" I Coríntios 12.17-18. A função de cada membro não é escolha nossa, mas de um Deus Soberano que opera tudo em todos.

É necessário compreendermos também que o Espírito não nos foi dado por medida. Não temos uma parte do Espírito, mas a sua plenitude: "E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida" João 1.16 e 3.34. O que nos foi dado por medida são os dons e a fé: "Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros" Romanos 12.3-5.

O Senhor fez assim para que não nos ensoberbecemos e pensemos que a vida cristã pode ser edificada individualmente, fora do Corpo de Cristo: "Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular" I Coríntios 12.25-27. Também para aprendermos que todos os membros são importantes, até mesmo os mais fracos: "Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; e os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela" I Coríntios 12.22-24.

Todos os membros são importantes para a edificação do Corpo de Cristo, bem como todos os dons que esses membros possuem da parte do Espírito, por isso, nem Jesus que é a cabeça diz que não precisa deles: "Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós" I Coríntios 12.20-21. Ainda que tivéssemos conhecido Cristo segundo a carne, não é desse modo que o conhecemos hoje: "Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo" II Coríntios 5.15. Hoje o conhecemos pelo seu Corpo, pela Sua Igreja, a qual Ele faz parte como a cabeça: "E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência" Colossenses 1.18.

Mas se é assim, por que não vemos esse Corpo? Como vimos anteriormente, cada membro desse Corpo esta espalhado pelas várias denominações edificando em fundamentos alheios, ou andando só. O Senhor nos ensina que nesta cidade, nenhum dom nos falta. Não falta a palavra da sabedoria, a palavra da ciência, a fé, os dons de curar, as operações de milagres, as profecias, os dons de discernir espíritos, línguas e interpretações. Não falta nenhum dom; o que falta é a comunhão do Corpo de Cristo: "Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão" I Coríntios 10.16-17. Continua... 

Retornar