Dia 28 de agosto

 

 

"...ou não sabeis...?".

Romanos 6.3..

 

Não saber as coisas de Deus faz parte da vida do pecador incrédulo, e Ele não leva em conta esse tempo: "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam" Atos 17.30. O grande problema são as interpretações que se fazem das Escrituras. Homens que nada entendem; nunca entraram no conselho de Deus, mas querem ser mestres: "Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram. Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações" Jeremias 23.21-22.

O texto que iniciamos de Romanos 6.3 nos diz: "Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?". O Espírito não faria uma pergunta dessas e deixaria para os homens interpretarem. A pergunta foi feita e é o próprio Deus que nos responde: "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado" Romanos 6.6.

Em toda a Sua Palavra é assim; ninguém encontrará respostas fora das Escrituras, e sem a revelação do Espírito de Deus: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" II Timóteo 3.16-17. É comum pessoas não a compreenderem e pedir para que outros expliquem, ou então adquirem bíblias que não é a bíblia, porque tem uma linguagem explicada para tornar mais fácil a compreensão, mas isto é um grande mal para quem o faz.

O ensino das Escrituras está a cargo do parácleto (professor), do ensinador, o Espírito Santo. Só Ele tem autoridade da parte de Deus para ensinar, porque só Ele conhece as profundezas de Deus: "Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus" I Coríntios 2.10. "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; ...Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir" João 14.16 e 26; 16.13.

Se quisermos receber algum ensino da parte de Deus, não precisamos buscar recursos em outra coisa a não ser na Palavra de Deus e no Espírito Santo. Os profetas ou mestres que Deus envia é para nos falar o que Deus diz e não o que eles acham. A Palavra de Deus não pode ser interpretada por homem nenhum: "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" II Pedro 1.20-21.

O Espírito Santo que inspirou, e é o mesmo Espírito que nos ensina todas as coisas: "E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis" I João 2.27. "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus" I Coríntios 2.12.

Portanto irmãos, vivamos no espírito, andemos no espírito, oremos no espírito, sejamos fervorosos no espírito, e um exemplo no espírito. Essa é a minha e a sua segurança, do contrário, ficaremos confundidos na sua vinda. Amém.

Retornar