Dia 30 de julho

 

 

"...tens nome de que vives, e estás morto ...".

Apocalipse 3.1.

 

Essa é a avaliação humana de muitas vidas cristãs: - Sou crente desde que nasci ou há muito tempo sou membro de uma denominação com muitos membros. Um membro assíduo e atuante; dou o dízimo de tudo quanto ganho, jejuo, faço todos os dias as minhas orações, estou pronto para ir com Ele para a prisão ou para onde for, mas Jesus lhes diz: "Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei".

Quão triste é o engano religioso; o engano da aparência, da justiça própria. Os cristãos da igreja de Sardes viviam assim. Eles não olhavam para o que é perfeito e eterno, mas para o que era aparente e temporal. Consideravam-se filhos de Deus na fé, mas estavam mortos em delitos e pecados. Tomavam o nome de cristãos, mas eram do diabo: "Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus" I João 3.10.

Não há maior engano para o homem do que ele olhar para as suas atitudes e não para o Senhor. Ou ele vai se enganar com a sua justiça própria ou vai ficar se julgando em tudo e se sentir sempre condenado, sem possibilidades de ser salvo. O julgamento humano não tem valor algum, somente podemos ser julgados por Aquele que prova a mente e esquadrinha os corações: "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações" Jeremias 17.5-10.

O grande engano é pessoas pensarem que estão vivas e aprovadas por Deus por suas obras, e não pela fé no Filho de Deus como sua vida: "Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou" João 6.28-29. Ter a vida não é fazer obras, mas é crer no Filho. Quem tem o Filho tem a vida. Quem tem a vida vive pela fé e não pelas obras: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2.20.

O homem pode dar o testemunho que tem a vida, mas o testemunho de Deus é maior. O testemunho de Deus é este: Que Deus nos deu a vida eterna e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida (I João 5.9-12).

Se você crê que não está mais morto, e que Jesus é a sua vida, então você tem um tesouro em vaso de barro (II Coríntios 4.7). A vida agora é uma realidade e não mais somente uma questão de nome. Agora a morte é para ser levada no nosso corpo para que a vida de Cristo se manifeste: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; e assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida" II Coríntios 4.6-7 e 10-11. Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz às igrejas. Amém.

Retornar