A LEI DO ESPÍRITO

 

"Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte".

Romanos 8.2.

 

O Espírito que inspirou as Escrituras, sabiamente colocou os versos do capítulo 7 de Romanos, entre os capítulos 6 e o 8. É muito triste notar que muitos cristãos ficam em Romanos 7 para se justificar da sua vida de derrota no pecado.

Romanos 6 e Romanos 8 não sustentam isto. Romanos 6 nos fala da morte para o pecado; da libertação da servidão do pecado pela obra de Cristo naquela cruz: "Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" Romanos 6.1-2.

Romanos 8 nos ensina a vida no Espírito, sem condenação alguma, por causa da nova vida recebida na ressurreição juntamente com Cristo (Efésios 2.5-6): "Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai" Romanos 8.15.

Muito se tem falado sobre esses capítulos, mas como diz Paulo, é segurança para nós falar as mesmas coisas (Filipenses 3.1). O reino dos céus, como disse Jesus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas velhas e novas (Mateus 13.52).

Há um tesouro grandioso em toda Escritura, e sempre o Espírito tirará coisas velhas e coisas novas. O Senhor faz nova todas as coisas.

Romanos 7 está amparado, está cercado por Romanos capítulo 6 e 8. Romanos 7 é a luta do homem, vendo a sua realidade, em meio a obra gloriosa de Deus. Que precioso o Espírito revelar a nossa real situação! Que precioso a revelação do Espírito da Graça em Jesus!: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça" Romanos 6.14.

Creio que não havia homem melhor para o Senhor fazer passar por aquela experiência, a não ser Paulo. Homem irrepreensível quanto ao zelo que havia na lei.

Romanos 7 nos ensina que a primeira queda da nova criatura é querer agradar a Deus pela obediência da lei. Quem vive para a lei, jamais poderá viver para Deus. Para vivermos para Deus é preciso morrer para a lei: "Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus" Gálatas 2.19.

Romanos 7 também nos ensina outra coisa muito importante para a nova criatura: tentar vencer o pecado. Todo filho de Deus que tentar vencer o pecado, sempre encontrará derrota. Mas por quê?

Se pudéssemos guardar a lei e vencer o pecado, mesmo como novas criaturas, não necessitaríamos da graça de Jesus. Orgulhar-nos-íamos pessoalmente de guardar a lei e vencer o pecado, e iniciaria entre os filhos de Deus uma disputa, preferências e julgamentos como os fariseus. 

Romanos 7 está cheio do EU. Eu faço, eu quero, eu não quero. Romanos 6 e 8 está cheio de Cristo, do Espírito de vida em Cristo.

O Espírito nos ensina em Romanos 6, 7 e 8 que estamos mortos para a lei e para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. A vida está nEle, não em guardar a lei ou vencer o pecado. Jesus é o caminho, e a verdade, e a vida.

Como nos ensina o verso que iniciamos, a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. A nossa liberdade está na vida em Cristo Jesus: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei" Gálatas 5.23-24.

Romanos 7 nos ensina que é necessário vermos a derrota em nós mesmos, para gozarmos da vitória em Cristo que está descrita em Romanos 6 e 8. Aleluia!

Retornar