CALEM-SE DIANTE DELE TODA A TERRA

 

Muitas vezes temos visto pessoas tomarem o texto de I Coríntios, capítulo 14, o verso 34 que diz: "As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar", para excluir as irmãs de compartilhar na assembléia. Alguns chegam ao absurdo de mencionar que elas são consideradas um ser inferior ao homem no plano de Deus, mas o apóstolo Paulo nunca teve esta intenção.

Temos que entender que esta carta do apóstolo Paulo aos coríntios, era para corrigi-los em várias distorções. Os coríntios tinham transformados as coisas espirituais em carnais, e dentre elas as reuniões da Igreja. Os coríntios estavam se reunindo para pior em muitas coisas, e era isto que o apóstolo não podia concordar: "Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior" I Coríntios 11.17.

É certo que o apóstolo Paulo não está excluindo as irmãs de profetizar e orar nas reuniões. Tanto é assim que no capítulo 11 da mesma carta, no verso 5, diz que a mulher pode orar e profetizar, estando com a cabeça coberta, honrando o seu cabeça em sinal de submissão. Mas isto não quer dizer que o homem não necessita estar em submissão, porque Cristo é o cabeça do homem. Cristo é o cabeça da Igreja, e, portanto, de todos os irmãos. Por isso todos devem estar em submissão.

Todos podem profetizar ele diz no verso 31, um após o outro, para que todos aprendam e todos sejam consolados. O Senhor considera a todos na Igreja; todos como membros do seu corpo, seja homem ou mulher. Mas esta tentativa de impedimento não é algo recente, mas de há muito. Em números capítulo 11, nos versos 28 e 29, Eldade e Medade saíram profetizando no meio do arraial, e Josué disse a Moisés que os impedissem, mas ele disse: "Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre ele!". Qual a capacitação para profetizar? Ter o Espírito.

Sabemos que hoje o Espírito veio sobre a Igreja e permanece sobre ela. Por isso todos têm o Espírito e todos podem profetizar. Esta é a maior benção para a Igreja após o Pentecostes. Todos podem profetizar, tanto velhos como moços, homem e mulher, servos e livres. Isto é o que disse o apóstolo Pedro naquele dia: "Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos terão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão" Atos 2.16-18.

Quando Paulo compartilha no capítulo 14 sobre a reunião da Igreja, ele não manda apenas que as mulheres estejam caladas na Igreja, mas todos. Se atentarmos para este capítulo vamos ver isto nos versos 28 e 30. No verso 28 ele diz aos que estavam falando línguas na Igreja. Não que ele estivesse combatendo as línguas, mas para que houvesse edificação era necessário que houvesse interpretação. Se não houver interpretação o único que será edificado é aquele que fala em línguas (v.4), e isso podemos fazer em nosso próprio quarto. O propósito do ajuntamento é para edificação mútua, e não individual.

No verso 30 do mesmo capítulo 14, o apóstolo Paulo agora manda que os profetas também se calem. Que os espíritos dos profetas estejam sujeitos aos profetas. Isto porque um profeta pode falar por 2 horas sem problemas, e até mais, mas ele deve reconhecer que os outros irmãos também têm o Espírito. Que se ele pode profetizar, todos também podem. Se um profeta não controlar o seu espírito, e reconhecer que o Espírito fala por todos os irmãos, ele poderá tomar todo o tempo da reunião, e assim tirar a beleza de Cristo na justa operação de cada parte na edificação.

Se apenas um irmão compartilhar, a reunião se tornará um monólogo, e a palavra nunca será testificada pelo Senhor. Por isso o apóstolo Paulo diz dois ou três. Isto porque pela boca de dois ou três é que toda a palavra é confirmada (II Coríntios 13.1). Não há testemunho de apenas um, sempre será no mínimo de dois ou três. Por isso é que também o Senhor envia de dois em dois, para que o testemunho seja verdadeiro: "E na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro" João 8.17.

O que o apóstolo quer que entendamos quando nos reunimos, é que a Palavra não vem de nós, mas vem a nós da parte de Deus (v.36). Ele nos ensina que devemos temer ao falar, porque é Cristo que deve falar em nós, e também porque estamos na presença de Deus: "Falamos em Cristo perante Deus, e tudo isto, ó amados, para vossa edificação" II Coríntios 12.19. Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz.

Quando estamos na presença de Deus, e isto deve ser o nosso temor, toda a terra deve se calar: "Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra" Habacuque 2.20. Devemos temer porque qualquer reunião sem a presença do Senhor é nada. Sem Ele, nada do que foi feito se fez (Jo. 1.3). Não aquela presença que temos de Deus em todo o universo, a sua onipresença, mas aquela que Jesus diz: "Porque, onde estiverem dois ou três, reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". Mateus 18.20.

Em Eclesiastes no capítulo 5, nos versos 1 e 2 o Senhor nos ensina a mesma coisa quando diz: "Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras". No capítulo 10, no verso 1 do mesmo livro o Senhor nos explica o porquê: "Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o ungüento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia".

Por isso quando estivermos em comunhão na Casa de Deus, na presença do próprio Senhor Jesus e do seu Espírito, que é todo sabedoria, estejamos calados diante dEle, e quando falarmos que falemos no espírito e pelo Espírito. Porque somos o bom perfume de Cristo. Mas um pouco de estultícia, são como moscas mortas no unguento do perfumista. O Senhor é este perfumista, e o Espírito é este unguento, mas as moscas mortas vêm de nós, da nossa estultícia, da nossa carne, e só servem para inutilizar o perfume. Ao invés de exalar o perfume precioso, emite mau cheiro para o Senhor.

Nenhum dom nos falta (I Cor. 1.7); temos a unção da parte do Santo, e todos temos conhecimento (I Jo. 2.20). Que estejamos calados diante dEle, mas em quem estiver a sua Palavra, que fale pelo Espírito e com fidelidade: "...aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor" Jeremias 23.28, seja um irmão ou uma irmã. Amém.

Retornar