A CIDADE DE DEUS

 

"Porque ninguém pode lançar outro fundamento,

além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo".

I Coríntios 3.11.

 

Em Hebreus, capítulo 11, no verso 10, o Senhor nos diz: "Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus".

Neste verso o Espírito nos fala da obra do Pai, do seu propósito desde antes da fundação do mundo. Uma obra que foi projetada por Ele e está sendo edificada na Pessoa de Jesus Cristo.

O arquiteto é aquele que projeta a obra. Qualquer coisa que está em seu projeto, deve ser todo posto primeiramente no fundamento. Não se pode edificar algo que não esteja primeiro projetado no fundamento. Por outro lado, o fundamento também mostra toda a obra a ser edificada. Uma vez que o fundamento está pronto, ele nos mostra, ainda que não haja nenhuma edificação, a obra projetada.

Isto nos ensina o quê? Que todo o projeto de Deus já está determinado na Pessoa de Cristo que é o seu fundamento. Quando olhamos para Jesus, como o fundamento, isto já nos dá uma visão do que vai ser edificado, do propósito de Deus ainda que não claramente aos nossos olhos em todos os seus detalhes.

Outra coisa que o fundamento nos ensina, é que não é possível modificar a edificação depois, porque ela já está determinada pelo fundamento. Caso alguém queira fazer alguma modificação, teria que retirar o fundamento e lançar outro.

Jesus é o fundamento desse grande projeto de Deus, e também é a pedra de edifício, a principal pedra  de esquina: "Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido" I Pedro 2.6.

O fundamento de Deus fala de uma Pessoa, mas não uma pessoa individualmente, porque sobre este fundamento será edificada uma cidade: "E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa" Apocalipse 21.19.

Esta cidade é a Sua Igreja, onde Cristo é o cabeça e a Igreja é o seu corpo: "E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu" Apocalipse 21.9-10. Uma cidade edificada de pedras vivas, límpidas como jaspe cristalino (Apoc. 21.11).

Hoje ainda não vemos a cidade pronta, mas já vemos o fundamento e a edificação que o Pai já tem feito em seu Filho, a pedra eleita e preciosa (I Pedro 2.6).

Podemos já pelo fundamento e pela parte que já está edificada, ter uma noção do que será esta cidade. Portanto, fiquemos cientes que o Pai não edificará em outro fundamento.

E nós, como temos edificado sobre ele? Ouro, prata, pedras preciosas, ou madeira, feno ou palha?

O Senhor terminará a sua obra. Ele não ficará confundido, e também ninguém zombará dEle porque começou e não pôde terminar (Lucas 14.28-29).

Ele completará também em nós a sua obra, porque a Sua Glória não poderá ser ofuscada nesta cidade. Amém.

Retornar