O CRENTE CARNAL

A salvação é para os crentes pecadores

"Visto como na sabedoria de Deus o mundo

pela sua sabedoria não conheceu a Deus,

aprouve a Deus salvar os crentes pela

loucura da pregação" I Coríntios 1.21.

Por este versículo, podemos constatar que Deus tem uma salvação para os crentes. Isto mostra que nem todo crente é salvo, mas que a salvação é para aqueles que temem e tremem diante da Sua Palavra (Isaías 66.2). Toda a salvação de Deus é dirigida aos crentes que estão na carne, pois aos incrédulos, já vimos que a sua parte será no lago de fogo.

 

Como pudemos verificar anteriormente, os crentes carnais não herdarão o Reino de Deus. Podem ser participantes de uma igreja, ser um pastor, ou um líder, ir regularmente aos cultos, fazer todo tipo de obra, ser fiel nos seus dízimos, mas se ele for um carnal,  precisará conhecer a salvação de Deus. As Escrituras falam desta salvação quando diz: “E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes”  Romanos 13.11.

 

Nenhum carnal tem certeza da sua salvação. Toda sua segurança, como já vimos, está baseada em ser membro de uma igreja e ser crente, mas somente entrarão nesse novo céu e nessa nova terra, os que lavaram as suas vestes no sangue do Cordeiro, e seus pecados se tornaram brancos como a neve, pois assim diz o Senhor: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas” (Isaías 1.18 e Apocalipse 22.14.

 

Um crente jamais poderá considerar-se salvo, enquanto for escravo do pecado, porque Jesus disse: “Todo o que comete pecado, é escravo do pecado” João 8.34. Enquanto os seus pecados não forem lavados, e purificados diante dos olhos de Deus, este crente estará condenado. Jesus veio buscar e salvar os que estavam perdidos, e sob o domínio do pecado: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” Lucas 19.10. O que separou o homem de Deus foi o pecado, e o que Jesus veio fazer é salvar o homem do seu pecado: “Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão” Hebreus 2.14-15.

 

“Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado” Romanos 8.3. Para todo carnal que vive tentando obedecer a lei de Deus, este versículo nos mostra que a lei é fraca diante desta natureza carnal, ainda que a lei esteja sempre dizendo: “não faça isto”. A carne anda ao contrário da lei, e sempre a transgride. Foi por isso que Jesus veio, por causa do pecado, e para nos salvar do poder e da morte que ele exerce sobre nós. Ele disse: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” João 8.36.

 

Não considere isto uma coisa impossível a você, pois aqui começaria a sua derrota, sendo que o próprio nome de Jesus significa: “aquele que salva o seu povo dos seus pecados”. Quanto a isto em Mateus 1.21 diz: “ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Se você não está salvo dos seus pecados, e ainda continua sendo vencido por eles, você não está salvo por Jesus. Você nunca o viu, nem o conheceu (I João 3.6). Você pode ter ouvido falar de Jesus a sua vida toda, mas não conhece o Salvador como experiência pessoal.

 

Neste caso, você não passa de um religioso, e sua religião não passa de uma torre de Babel, tentando com as suas obras chegar ao céu. Todo aquele que continua sendo vencido pelo pecado permanece em sua natureza pecaminosa e terrena. Ainda é Adão e nunca foi feito uma nova criatura, que é segundo a imagem de Jesus Cristo. “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” II Coríntios 5.17. "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas" Efésios 2.10.

 

Muitos crentes conhecem versículos tais como: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Graças, porém a Deus, que em Cristo sempre nos conduz em triunfo” (Filipenses 4.13; Romanos 8.37; II Coríntios 2.14), mas nunca puderam verdadeiramente identificarem-se com eles como uma experiência real. Para estes, esta vida abundante que Jesus fala em João 10.10 é impossível de alcançar neste mundo.

 

O que acontece, é que sem a regeneração, ou o novo nascimento, isto é, uma obra completa feita por Deus no seu interior, o crente carnal nunca poderá provar esta vida plena, como também ver e entrar no Seu Reino. Somente um povo salvo, santo, remido e purificado do pecado, o verdadeiro povo de Deus é que entrará nele, pois, Ele diz: “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras” Tito 2.13-14.

 

Remir de toda a iniquidade significa tirar do poder ou do cativeiro da iniqüidade. Agora, purificar, é tirar toda a impureza. Se alguém estiver debaixo do poder ou no cativeiro do pecado, com todas as impurezas, ainda não conheceu o Salvador Jesus, e ainda não pertence à Igreja de Deus, a igreja dos justos aperfeiçoados (Hebreus 12.23). A salvação não é obra nossa, mas de Deus na Pessoa de Jesus. Esta obra está consumada, e se alguém não está salvo do seu pecado, é porque não conhece o Salvador, mas somente uma religião: “... todo o que vive pecando não o viu nem o conheceu” I João 3.6.

 

A salvação não consiste na pessoa ser um crente e participar de uma igreja, mas de estar salva do pecado. A religião denominacional é um fruto da imaginação perversa do coração do homem, que presume ser as suas obras o meio de comprar a sua salvação, e saldar a sua conta para com Deus. A redenção do homem é caríssima, e só pode ser paga a preço de sangue e de morte. Todas as obras ou todos os recursos do mundo não dariam para quitar tal dívida (Salmo 49.8). Quanto a isto, Deus ainda diz: “Não aceitarei resgate pela vida de um homicida que é réu de morte; porém ele certamente morrerá” Números 35.21.

 

Se você é um crente carnal, você precisa nascer de novo. E é sobre este novo nascimento, que é a necessidade de qualquer pessoa para entrar no Reino de Deus, que vamos ver em seguida.

Retornar