CONCLUSÃO

"Perguntaram-lhe, pois: Que havemos de fazer para 

praticarmos as obras de Deus? Jesus lhes respondeu: 

A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou" 

João 6.28-29.

Chegamos ao final deste pequeno livro, sabendo que só conseguimos falar uma pequena parcela desta grandiosa obra que Deus, realizada em Jesus Cristo. Conhecimento de Deus é vida eterna, e isso, não poderíamos descrever na sua plenitude neste pequeno espaço (João 17.3). Se todas as coisas que Deus fez em Jesus, fossem escritas nos livros, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem (João 21.25). A Palavra de Deus foi escrita para que creiamos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus; Aquele que nos atraiu para o seu corpo, fazendo-nos morrer juntamente com Ele, crucificando assim o nosso velho homem, para que o corpo do pecado fosse destruído, a fim de não servirmos mais ao pecado como escravos. Nele, recebemos a vida eterna quando Deus ressuscitou-o dos mortos, e ressuscitou-nos juntamente com Ele, para que agora, Cristo sendo a nossa vida, pudéssemos perseverar até o fim, e, assim, desfrutarmos a vida eterna em Seu Nome.

 

Se você é um carnal, até quando você vai continuar como está e entrar na segunda morte? Diante de tudo isto, só existem duas posições: ou você continua a viver na hipocrisia, enganando os homens e a si mesmo, sabendo que não poderá enganar a Deus, ou dizer: - Miserável homem que eu sou. Senhor tem misericórdia de mim.

 

Até quando você coxeará por dois pensamentos? A tua religião te dará segurança por toda a eternidade? Ninguém poderá te dar melhor testemunho desta perdição, do aquele rico quando disse: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento” Lucas 16.27-28. Talvez muitos dos que já estão lá, porque não creram, estejam fazendo o mesmo clamor a Deus por sua vida.

 

Será que você ainda ficará discutindo como fez Naamã, sobre banhar-se no Rio Jordão. Parecia uma coisa bem ridícula, pois em Damasco havia muitos rios, e bem maiores que o Jordão. A diferença, é que foi um homem de Deus que lhe disse tudo aquilo. Quando Naamã creu, ficou inteiramente curado. Espero em Deus que não tenha deixado você como o Rei Agripa, somente “quase persuadido”. Você está perdido se só chegou a esta condição de quase persuadido, porque queremos que você se torne tal qual o apóstolo Paulo e a nós: “Crucificado com Cristo, e Cristo vivendo em você” (Atos 26.29; Gálatas 2.20).

 

Deus coloca os céus e a terra como testemunhos diante de ti, porque Ele está lhe oferecendo a vida e a benção: “eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” II Coríntios 6.2. “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações” Hebreus 3.8. A espada vem, Deus é um juiz justo, um Deus que sente indignação todos os dias. Se você não se arrepender, Ele afiará a sua espada, para lhe dar a recompensa segundo as suas obras.

 

Cri, por isso falei, nós cremos, por isso é que também estamos falando. Nossa função é tocar a trombeta como um atalaia de Deus. Você já está avisado. Quando a espada vier e você for levado na sua iniquidade, Deus não requererá de mim a sua alma. Se você não se der por avisado, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Se porém, se der por avisado, receberá salvação para a sua vida (Ezequiel 33.4-7).

 

O Senhor ainda lhe diz: Eu, o Senhor, o disse: será assim, e o farei; não tornarei atrás, e não pouparei, nem me arrependerei; conforme os teus caminhos, e conforme os teus feitos, te julgarei, diz o Senhor Deus” Ezequiel 24.14. E ainda: “e aconteça que alguém, ouvindo as palavras deste juramento, se abençoe no seu coração, dizendo: Terei paz, ainda que ande na teimosia do meu coração para acrescentar à sede a bebedeira. O Senhor não lhe quererá perdoar, pelo contrário fumegará contra esse homem a ira do Senhor, e o seu zelo, e toda maldição escrita neste livro pousará sobre ele, e o Senhor lhe apagará o nome de debaixo do céu” Deuteronômio 29.19-20.

 

Ninguém pode dizer que é um crente, crendo parcialmente na Palavra de Deus. O que se espera de alguém que se diz crente, é pelo menos crer na Palavra de Deus. Creia na Palavra como ela está escrita. Se você o fizer, Jesus disse que do seu interior correrão rios de água viva (João 7.38). Creia no Seu amor, na Sua graça, na Sua fidelidade, nas Suas promessas, e no Seu poder, pois Ele mesmo diz: “Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma” Hebreus 10.38-39. Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, por isso, Ele ainda lhe fala: “Irei, e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles aflitos, ansiosamente me buscarão” Oséias 5.15.

 

Se você tem sede, vá a ele e beba de graça da fonte da água da vida. Deixe a sua insensatez e viva. Vá a Ele, você que está cansado e oprimido, que Ele te aliviará. Tome o Seu jugo, aprenda dEle, porque Ele é manso e humilde de coração, e você achará descanso para a sua alma. Porque o seu jugo é suave, e o Seu fardo verdadeiramente é leve. Deus tem estendido as Suas mãos todos os dias, apesar de você ser rebelde e contradizente. As Suas mãos não estão encolhidas para que não possa salvar. Nem os seus ouvidos tapados para que não possa ouvir.

 

Se você tem sede, creia e beba da fonte da água da vida. Se você não tem como pagar a sua dívida, e não pode porque é caríssima, creia e participe da grande ceia, receba, pois é de graça. Incline os seus ouvidos, e ouça a Ele; atente à Sua voz e a tua alma viverá, porque Ele fará contigo um pacto perpétuo, dando-lhe as firmes beneficências prometidas a Davi. Deixe o seu caminho ímpio, os seus malignos pensamentos, e volte-se para o Senhor, que se compadecerá de ti; volte-se para o seu Deus, porque é riquíssimo em perdoar. Busque o Senhor enquanto se pode achar, invoque-o enquanto está perto.

 

Venha, as prisões estão abertas, as cadeias quebradas, as trevas dissipadas, o pecado destruído, o diabo vencido, e a morte derrotada. Jesus reina assentado à direita de Deus Pai; muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. Todas as coisas estão sendo sujeitas debaixo dos seus pés. Ele é o Senhor dos senhores, o Rei dos reis. Todo aquele que O receber, ser-lhe-á dado o poder de tornar-se filho de Deus, aos que crêem no Seu Nome. Aquele que não nasceu do sangue, nem da vontade da carne, nem da decisão do homem, mas de Deus. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Se não prevaleceram, isto significa que ela continua brilhando, e brilhará pela eternidade. As trevas não prevalecerão jamais. Deus seja louvado!

 

O pão já está lançado sobre as águas, e espero em Deus que depois de muitos dias o acharei, mas todo o louvor e toda a glória sejam dados ao Senhor. Nós não temos capacidade nem de pensar alguma coisa como de nós mesmos. Se você considera o testemunho dos homens verdadeiro, o testemunho de Deus é maior. Seja antes todo homem mentiroso e Deus verdadeiro como está escrito. Saiba também que ainda que alguns foram infiéis, Deus permanece fiel. A menos que você queira perecer eternamente, dê ouvidos ao último clamor da Sua misericórdia: “Eu sou o Deus que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, que redime a tua vida da cova, que te coroa de benignidade e de misericórdia, que te supre de todo o bem”  Salmos 103.4. Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça. Quem é de Deus, ouve as Palavras de Deus. Jesus diz: “Eu sou o que testifico estas coisas” .

Retornar