A definição de crente

"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus;

porque é necessário que aquele que se

aproxima de Deus creia que Ele existe, e que

é galardoador dos que o buscam" Hebreus 11.6.

         

Em nossos dias, crente é um termo usado pela maioria das pessoas, para definir os participantes de uma igreja evangélica ou protestante. Principalmente aqueles que adotam externamente, através de seus usos e costumes, diferenciar-se dos restantes. Mas qualquer pessoa, de qualquer denominação, seja ela Católica, Batista, Presbiteriana, Metodista, Assembleiana, Renovada, e etc..., que crê que Deus é um só, que Ele existe e que realiza e proporciona dádivas àqueles que o buscam; como também crê em Jesus Cristo como sendo o Filho de Deus, e o Salvador do homem, bem como sendo a Bíblia a Palavra de Deus, é crente. Portanto, crente é todo aquele que crê. Todo aquele que não professa esta crença, independente de religião, é considerado um incrédulo.

 

Já vimos no capítulo anterior, que o incrédulo é considerado por Deus um louco, porque só se pode entender a criação do mundo pela fé, porque os mundos foram criados pela Palavra de Deus, de modo que o que é visível, não foi criado daquilo que se vê (Hebreus 11.3). Por isso, as pessoas que se envolvem com a falsamente chamada ciência, desviam-se desta fé (I Timóteo 6.20-21), porque buscam explicações aonde só a fé responde. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores, o adorem em espírito e em verdade (João 4.24). A fé representa estar seguro no que não se vê (vendo o invisível), e esperando, certos de recebermos aquilo que aguardamos (Hebreus 11.1), não baseados em nossas convicções pessoais, mas no que Deus disse.

 

Nós podemos encontrar vários tipos de fé na Bíblia. A primeira delas é a fé que o homem possui: a fé humana. Mesmo na perversidade, o homem traz esta característica ainda que deturpada. Ela pode ser mais conhecida como a fé das crendices. Na maioria das vezes, ela é usada para crer em muitas outras coisas e deuses, além do Único Deus, pois o mesmo Deus nos diz: “O carpinteiro estende a régua sobre um pau, e com lápis esboça um deus; dá-lhe forma com o cepilho; torna a esboçá-lo com o compasso; finalmente dá-lhe forma à semelhança dum homem, segundo a beleza dum homem, para habitar numa casa. Um homem corta para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta uma faia, e a chuva a faz crescer. Então ela serve ao homem para queimar: da madeira toma uma parte e com isso se aquenta; acende um fogo e assa o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura, e se ajoelha diante dela. Ele queima a metade no fogo, e com isso prepara a carne para comer; faz um assado, e dele se farta; também se aquenta, e diz: Ah! já me aquentei, já vi o fogo. Então do resto faz para si um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua súplica dizendo: Livra-me porquanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam. E nenhum deles reflete; e não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? ajoelhar-me-ei ao que saiu duma árvore? Apascenta-se de cinza. O seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?  Isaías 44.13-20.

 

A fé humana faz o homem sentir-se vivo e soberano. Ele faz para si um deus morto, para ter domínio sobre ele, sendo que na verdade, esta fé é perversa a Deus. Como Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, o homem cria um ser, à sua imagem e semelhança, e torna-se escravo da sua própria criação.

 

A fé humana não é visível somente no campo da idolatria, mas em todo homem ou mulher, inclusive naqueles que participam de uma igreja evangélica. Mesmo nestes, esta fé apresenta-se de maneira adversa a Deus. Jesus falando acerca dos falsos crentes, mostrou-nos que a fé humana tem feito muitos prodígios no Seu Nome. Esses crentes que só conhecem esta fé humana, que hoje estão enchendo as igrejas com as suas presunções e fazendo prosélitos, ficarão envergonhados quando disserem: “Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? em teu nome não fizemos muitos milagres?”.

 

Ficarão envergonhados porque Jesus lhes dirá claramente: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” Mateus 7.22-23. Jesus dirá que não os conhece, porque fizeram tudo aquilo com a fé humana, e esta fé também é considerada por Ele como iniquidade. Havia neles a iniquidade, porque diziam que conheciam a Deus, mas andavam em contendas, invejas, inimizades, e atrás do lucro.

 

Em muitas outras passagens das Escrituras, podemos ver que esta fé humana era aparente em muitas das autoridades daquela época, quando nos diz: “Contudo, muitas das autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus” João 12.43. Esta fé humana está sempre pronta a manifestar-se quando Deus fala, mas ela não dá poder ao homem de permanecer firme, e não retroceder.

 

No deserto, o povo de Israel professou esta fé quando disse: “Tudo quanto Ele nos disser; assim o ouviremos e o cumpriremos”. Mas Deus que conhece esta fé humana, não aceitou a aparência dela e disse: “Ouvi as palavras deste povo; falaram bem em tudo quanto disseram. Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo os meus mandamentos” Deuteronômio 5.27-29. Jesus também não confia nesta fé, porque ele bem sabe o que é a natureza humana e a fé que procede dela: "Mas o próprio Jesus não confiava a eles, porque os conhecia a todos, e não necessitava de que alguém lhe desse testemunho do homem, pois bem sabia o que é a natureza humana" João 2.24-25.

 

A outra fé que podemos encontrar na Bíblia, é a fé demoníaca, a fé que os demônios possuem. Esta fé é maior que a fé humana, pois a Palavra diz que eles crêem que Deus é um só, e tremem por causa disto (Tiago 2.19). Esta fé faz com que os demônios tremam diante da Soberania e do poder de Deus. Encontramos um exemplo claro desta fé no caso de Jó, pois Satanás foi na presença de Deus porque o reconhece como tal, e foi em sua conversa com Deus, que recebeu de Deus o consentimento de tocar em Jó. Depois, tudo o que foi feito por Satanás a Jó, só foi feito porque Deus assim o determinou (Jó 2.6).

 

Quando a Palavra de Deus nos relata o caso da disputa de Satanás com o arcanjo Miguel, acerca do corpo de Moisés, vemos que a fé que os demônios têm em Deus, fez com que ele atendesse a uma simples palavra: “O Senhor te repreenda” (Judas 9). A fé demoníaca leva-os a reconhecer também a Jesus como o Filho de Deus Altíssimo. Esta fé fez também com que os demônios orassem a Jesus, para que lhes fossem concedido entrar numa manada de porcos que se encontrava nas proximidades, e que não enviassem-lhes para o abismo, quando disseram: “Rogaram-lhe, pois, os demônios, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles” Marcos 5.7-12.

 

Esta fé que os demônios possuem, também faz com que eles reconheçam a autoridade dos filhos de Deus, outorgadas por Jesus em seu nome. Quando os apóstolos Paulo e Silas estiveram em Filipos, um demônio reconhecia através de uma jovem adivinhadora, que eles eram servos do Deus Altíssimo, e que eles anunciavam o caminho da salvação (Atos 16.16-17). Já em Éfeso, os demônios reconheceram Paulo e a Jesus, mas como a fé demoníaca é superior a fé humana, dois dos judeus ambulantes que tentaram expulsá-los, foram pelos demônios assaltados, espancados e tornados nu. Consequentemente tiveram que fugir daquela casa (Atos 19.13-16).

 

A fé demoníaca também faz com que eles creiam nas Escrituras como sendo a Palavra de Deus, pois ela foi usada por Satanás para tentar Jesus quando disse: “Então o Diabo o levou a Jerusalém e o colocou sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito, que te guardem; e eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra” Lucas 4.9-11. Esta passagem, o diabo tirou das Escrituras que se encontra no Salmo 91, versos 11 e 12.

 

Já a fé humana, mostra-se incapaz até de crer nas Escrituras, porque no caminho de Emaús, Jesus ao encontrar-se com dois de seus discípulos, após a sua ressurreição, ainda que tivessem estado com Ele num período de aproximadamente três anos apresentando-lhes as Escrituras, mostraram-se néscios e tardos de coração para crer no que os profetas disseram a seu respeito (Lucas 24.25).

 

O outro tipo de fé que encontramos nas Escrituras, é a fé encontrada nos apóstolos e nos discípulos de Jesus. Esta é uma fé que eles possuíam porque viam os sinais que eram feitos. Esta fé veio por causa da autoridade que lhes foi dada por Jesus para expulsarem demônios e curar enfermos (Lucas 9.1). Jesus certa vez, viu que esta fé proveniente dos sinais que se faziam, fez até Satanás descer como um raio do céu (Lucas 10.18).

 

Esta fé dos apóstolos fez com que eles seguissem a Jesus e não o abandonassem como fizeram os outros discípulos que não a possuíam (João 6.67-68). Esta mesma fé após terem pescado a noite inteira, e não apanhado nada, fez eles lançarem as redes sobre a Palavra de Jesus, e tiveram uma grande pesca. Esta mesma fé fez Pedro confessar a Jesus como sendo o Cristo, o Filho do Deus vivo, pois, a tinha recebido por revelação de Deus (Mateus 16.16-17). Por esta fé, Filipe reconheceu que Jesus era aquele de quem Moisés e os profetas falaram pelas Escrituras (João 1.45). Esta fé também fez Pedro andar sobre as águas por algum tempo (Mateus 14.29-30).

 

Mesmo esta fé, que para muitos parece ser uma grande fé, não é a fé pela qual torna alguém aprovado por Deus, pois, a fé que os apóstolos possuíam por ver os sinais que Jesus fazia, mostrou-se muito aquém da fé que agrada a Deus. Podemos constatar isto quando Pedro andou sobre as águas por algum tempo. Sentindo ele o vento, e vendo o mar agitado sobre os seus pés, logo afundou.

 

Muitas vezes podemos notar esta fé entre os discípulos de Jesus. Uma delas foi quando Jesus ressuscitou dentre os mortos, e encontrou todos eles dispersos e em dúvida sobre a Sua Pessoa: “E ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por Maria Madalena, não o creram. Depois disso manifestou-se sob outra forma a dois deles que iam de caminho para o campo, os quais foram anunciá-lo aos outros; mas nem a estes deram crédito. Por último, então, apareceu aos onze, estando eles reclinados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem dado crédito aos que o tinham visto já ressurgido” Marcos 16.11-14.

 

O último tipo de fé que nos mostra Deus em Sua Palavra é a Fé operosa. Esta Fé, nem os homens, nem os demônios a possuem, mas somente àqueles que a receberam de Deus, em forma de dom pela Pessoa do Senhor Jesus Cristo, porque somente Ele é o autor e consumador desta Fé (Efésios 2.8; Hebreus 12.2).

 

Esta é a única Fé que pode agradar a Deus (Hebreus 11.6). A única que faz com que o homem fique firme nas coisas que se esperam, tendo a certeza das coisas que não se vêem. Esta é a única Fé que poderá fazer o homem não retroceder, não se desviar, nem cair (Hebreus 11.1). Somente por esta Fé alguém pode ser justificado (Romanos 5.1), receber remissão de pecados (Atos 10.43), ser salvo (Atos 16.31), ter a Vida Eterna (João 3.15-16), ter descanso (Hebreus 4.3), ser edificado (I Timóteo 1.4), ser santificado (João 17.17), e ser feito Filho de Deus (João 1.12).

 

Só com esta Fé que vem por Jesus, podemos ter acesso a Deus em esperança (Romanos 5.2), ficarmos firme contra as astutas ciladas do diabo e seus dardos inflamados (Efésios 6.16), sermos obedientes (Romanos 1.5), e não desviarmos, mas manter-nos em segurança, firmeza, confiança, descanso, convicção, esperança, e tudo o que agrada a Deus.

 

Esta fé não pode ser corrompida, não muda em grau, nem pode ser extinta, porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento (Romanos 11.29). Somente por esta Fé, que é um dom de Deus, e que vem por pela Pessoa de Jesus, é que podemos vencer o mundo (I João 5.4), vivermos em justiça (Romanos 1.17), e chegar a unidade, pois quem a possui, possui uma só Fé (Efésios 4.5).

 

Esta é a única fé que quem a possui, mostra-a pelas suas obras (Tiago 2.22), e mesmo estando na carne, vive por ela, crendo no Filho de Deus que habita nele, e que o amou, e a si mesmo se entregou por ele (Gálatas 2.20). Esta é a fé que é do Filho de Deus em nós.

 

Somente com esta Fé, e que a Palavra de Deus mostra-nos que é um dom de Deus, é que alguém poderá ter um bom testemunho. Por esta mesma Fé, os antigos deram um bom testemunho, e é por ela que Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim. Tão maravilhosa é esta Fé, que ainda depois morto falava. Por ela Enoque foi transladado para não ver a morte (Gênesis 5.24). Também Noé, sendo divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, pois até aquele dia nunca chovera sobre a terra, preparou uma arca para a salvação de sua família, e por esta Fé condenou o mundo e tornou-se por ela herdeiro da justiça (Gênesis 6.13-22).

 

Abraão também por esta Fé, sendo chamado, obedeceu; saindo para um lugar que havia de receber por herança. Mesmo não a conhecendo, peregrinou, como em terra alheia habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa, porque esperavam a cidade que tem os fundamentos, da qual o Arquiteto e Edificador é Deus. Ainda por esta Fé, Abraão sem se enfraquecer, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações. Depois sendo provado, ofereceu Isaque, seu unigênito, aquele que recebera as promessas de Deus, porque julgou que Deus era poderoso para até o ressuscitar dos mortos (Gênesis 22.1-10).

 

Pela única e verdadeira Fé, Moisés foi escondido, e já sendo homem, recusou o reino do Egito, preferindo ser maltratado com o povo de Deus, do que ter por algum tempo o gozo do pecado. Deixou o Egito, não temendo a ira do rei, porque ficou firme, como quem vê Aquele que é invisível (Êxodo 10.28-29).

 

Por esta mesma Fé, Raabe não pereceu com os desobedientes da cidade de Jericó (Josué 6.23). “E que mais direi? Pois me faltará o tempo, se eu contar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas; os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados” Hebreus 11.32-37.

 

Diante de tantos testemunhos, podemos constatar que somente por esta Fé, que é um dom do Espírito de Cristo em nosso interior (I Coríntios 12.9), é que podemos crer com o coração e confessar com a boca para sermos salvos. Arrepender-se verdadeiramente e buscar a Deus de todo o seu coração, e ter nojo de si mesmo. Somente por esta Fé verdadeira é que podemos ser convertidos ao Senhor no íntimo da nossa alma, receber dEle a bem-aventurança do perdão de toda iniquidade, como também receber o novo nascimento, ser transformado em nova criatura, apta para herdar o Reino de Deus.

 

Esta é a única Fé que poderá fazer-nos ter um bom testemunho, entender a Palavra de Deus, oferecer o nosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, como também oferecer os nossos membros para a justiça e não ao pecado. Somente através desta Fé é que podemos agradar a Deus, e perseverar até o fim. É esta Fé e somente ela que nos faz obedecer e esperar com paciência a promessa, confessar a morte para o mundo, e viver para Deus. Ser aprovado nas provações. Abençoar, bendizer e orar a Deus pelos nossos inimigos, pelos que nos maltratam e nos perseguem. É esta Fé que nos faz recusar a glória humana, e preferir ser maltratado com o povo de Deus, do que ter por algum tempo o gozo do pecado. Também deixar pai, e mãe, mulher e filhos por amor dEle, como também renunciar a tudo quanto possuímos.

 

É somente por esta Fé que podemos deixar a sociedade com o ímpio, a sedução das riquezas, e os deleites da vida, e buscar a santificação no Senhor. Somente por ela é que não seremos condenados com o mundo, mas termos a garantia do sucesso, pois Jesus disse: “Não te disse se creres, verás a Glória de Deus?” João 11.40. É somente por este dom inefável de Deus, que vem pela Pessoa do Senhor Jesus Cristo no nosso interior pelo novo nascimento, é que podemos ter todas estas coisas e dizer: “Tudo é possível ao que crê ” Marcos 9.23, como também: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” Filipenses 4.13, e também que: “Em todas as coisas, somos mais do que vencedores por aquele que nos amou” Romanos 8.37. Somente esta Fé permanecerá conosco para a vida eterna: "Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor" I Coríntios 13.12-13.

Retornar