O CRENTE CARNAL

O crente carnal herdará o Reino de Deus?

"Contra as quais vos previno como já antes

vos preveni, que os que tais coisas praticam

não herdarão o Reino de Deus" Gálatas 5.21.

Diante de tudo isto, podemos constatar pela Escritura, que a situação de um crente carnal é de total condenação diante de Deus. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus, como também não herdará o Reino de Deus.

 

O nome Satanás, quer dizer enganador, pai da mentira. No Éden, ele enganou a mulher dizendo: “Certamente não morrereis” Gênesis 3.4. Com certeza, se você é um crente carnal, o mesmo enganador está lhe dizendo: “Certamente que você não morrerá”. Deus que é verdadeiro e não te engana, te diz: “Pois assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhadores; nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que vós sonhais” Jeremias 29.8. “Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência”. Efésios 5.3-7. Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”. Gálatas 6.6-7.

 

Deus é imutável. Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13.8). Nem um j ou um til cairá da Sua Palavra sem que tudo se cumpra (Mateus 5.18). Ao culpado de maneira nenhuma terá por inocente (Naum 1.3). Deus ainda diz pela Sua Palavra que o crente carnal o tem enfadado: “Tendes enfadado ao Senhor com vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o havemos enfadado? Nisto que dizeis: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e desses é que ele se agrada; ou: Onde está o Deus do juízo? Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo”. Malaquias 2.17; 4.1

 

A sentença dos crentes carnais será a mesma daqueles carnais que pereceram no dilúvio: “Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carnal. Destruirei da face da terra o homem que criei” Gênesis 6.3, 7. Os que são carnais, sempre se inclinam para as coisas da carne. A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois, não se sujeita à lei de Deus. Assim, não agradando a Deus, entesouram com esta vida impenitente, mais ira para o dia da ira, e da revelação do justo juízo de Deus, pois Ele retribuirá a cada um segundo as suas obras.

 

A ira e a indignação de Deus estarão sobre todos os contenciosos e desobedientes à verdade, e obedientes a iniquidade e ao pecado (Romanos 2.5-8). Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio (I João 3.8). A Satanás, seus anjos, e aos que são dele, isto é, os que cometem iniquidades, Jesus dirá: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”. Mateus 25.41-46.

 

A alma que pecar essa morrerá (Ezequiel 18.4). O Senhor riscará do seu livro, todo aquele que pecar contra Ele: “Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que tiver pecado contra mim, a este riscarei do meu livro” Êxodo 32.33. Diante de tudo isto, fazemos então uma pergunta: - Qual a segurança que um crente carnal possui? O participar de uma igreja? Ser membro ativo, ou ser um líder; ter cargos, ou dar o dízimo? Deus não se engana, pois, ainda que alguém seja tudo isto, mas sendo um crente carnal, o salário do seu pecado será a morte (Romanos 6.23). A parte que lhe cabe é no lago de fogo, que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte. Para Deus, o crente carnal tem nome de que vive, mas está morto (Apocalipse 3.1). Ele não entrará no novo céu e na nova terra, porque não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratique abominação ou mentira, mas somente os que estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro (Apocalipse 21.27).

 

Todo o bem que possivelmente alguém tenha feito, não será contado por Deus naquele dia, somente a sua iniquidade e o seu pecado será levado em conta, e isto Deus nos diz claramente em Ezequiel 18.24: “Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; pois pela traição que praticou, e pelo pecado que cometeu ele morrerá”.

 

Diante de tudo isto que temos ouvido da própria boca de Deus, podemos afirmar com toda a segurança, que o crente carnal não herdará o Reino de Deus. Para eles, só restarão os Ais, choros e ranger de dentes: “Ai dos que puxam a iniqüidade com cordas de falsidade, e o pecado como com tirantes de carros! E dizem: Apresse-se Deus, avie a sua obra, para que a vejamos; e aproxime-se e venha o propósito do Santo de Israel, para que o conheçamos. Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e astutos em seu próprio conceito! Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades; para privarem da justiça os necessitados, e arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! Mas que fareis vós no dia da visitação, e na desolação, que há de vir de longe? a quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa riqueza? Nada mais resta senão curvar-vos entre os presos, ou cair entre os mortos. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão”. Isaías 5.18-21 e 10.1-4.

 

O crente carnal nunca poderia ser colocado por Deus no novo céu e na nova terra, porque mesmo lá, ele nunca aprenderia a justiça. Não deixaria de praticar o pecado, e muito menos iria atentar para a majestade do Senhor: “Ainda que se mostre favor ao ímpio, ele não aprende a justiça; até na terra da retidão ele pratica a iniqüidade, e não atenta para a majestade do Senhor”. Isaías 26.10. Além de tudo isto, o mais importante, é que Deus é um juiz justo. Um Deus que se sente indignado pelo pecado todos os dias. Ele já tem a sua espada afiada; armado e entesado o seu arco. Já tem preparado as suas armas mortíferas, fazendo suas setas inflamadas, para dar a cada um segundo as suas obras (Salmos 7.11-13). Deus é bondoso, misericordioso, amoroso, longânime; mas também severo, justo, horrendo e um fogo consumidor. Devemos considerar a bondade de Deus, mas não podemos desprezar, nem olvidar a sua severidade (Romanos 11.22).  

 

Se você é um crente carnal, não se engane, porque Deus não te engana. Satanás é o único enganador. Por isso, Deus que não pode mentir, afirma: “Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, recebendo a paga da sua injustiça; pois que tais homens têm prazer em deleites à luz do dia; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em suas dissimulações, quando se banqueteiam convosco; tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição” II Pedro 2.12-14.

 

Aos ministros e líderes carnais, Deus também se dirige dizendo: “Estes, porém, blasfemam de tudo o que não entendem; e, naquilo que compreendem de modo natural, como os seres irracionais, mesmo nisso se corrompem. Ai deles! porque foram pelo caminho de Caim, e por amor do lucro se atiraram ao erro de Balaão, e pereceram na rebelião de Coré. Estes são os escolhos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas; ondas furiosas do mar, espumando as suas próprias torpezas, estrelas errantes, para as quais tem sido reservado para sempre o negrume das trevas” Judas 10-13.

 

Contra estas coisas Deus vos previne ó crente carnal, como já antes te preveniu, que os que tais coisas praticam não herdarão o Reino de Deus. Deus ainda te pergunta: “Poderá estar firme o teu coração? Poderão estar fortes as tuas mãos, nos dias em que eu tratarei contigo? Eu, o Senhor, o disse, e o farei” Ezequiel 22.14. Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Jó precisou ser entregue a Satanás para compreender isto, porque considerava-se justo aos seus próprios olhos. Se ele não tivesse se abominado no pó e na cinza, bem como se arrependido daquela situação diante de Deus, com certeza ele estaria perecendo agora no inferno, com toda a sua integridade, retidão e temor a Deus (Jó 42.5-6).

 

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Mas se não fizerdes assim, estareis pecando contra o Senhor; e estai certos de que o vosso pecado vos há de atingir”, diz o Senhor Todo-Poderoso. (Isaías 55.6-7 e Números 32.23).

Retornar