INTENÇÕES ESCUSAS

 

"Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério".

Efésios 4.12.

 

Nenhum de nós parte da verdade, antes, todos nós partimos do erro. Nascemos no pecado, alheios à vida de Deus e ignorantes quanto às coisas espirituais (Efésios 4.17-18). Tínhamos em nós o espírito do erro, e não sabíamos em que tropeçávamos (I João 4.6; Prov. 4.19).

Agora como cristãos,  não podemos mais estar presos a tradições, filosofias, religiosidades, vãs sutilezas e pela astúcia tendente a maquinação do erro. Como disse Jesus, o conhecimento da verdade é que nos liberta de tudo isto (João 8.32). Em Cristo conhecemos a verdade; estamos no que é verdadeiro (I João 5.20), no Espírito da Verdade que nos conduz a toda verdade (João 16.13).

Em II Timóteo 4, nos versos 3 e 4, o Senhor nos ensina que o propósito para o qual Deus nos deu o ministério da Sua Palavra está distorcido; tanto nos que pregam como nos que ouvem, e por trás podemos ver claramente intenções escusas: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão da verdade, mas se voltarão às fábulas".

Qual é o valor que damos hoje à pregação da Palavra de Deus? Vamos fazer uma simples pergunta a nós mesmos: O que para nós tem maior valor em um culto? Responderemos rapidamente: A pregação da Palavra. Por quê? Porque achamos que ela tem como propósito a edificação do Corpo de Cristo. Como a nossa visão é caótica, e como esta visão errada tem causado muitos males ao povo de Deus.

Vamos considerar algo. Qual a intenção do povo de Deus de ter como fator principal a pregação da Palavra de Deus? Qual a intenção dos pregadores em adquirir tanto conhecimento? Por que criamos preferências por homens que nos trazem conhecimento? Por que muitos de nós desejamos ser pregadores da Palavra? Há muitas intenções escusas.

A mestria (não falo daqueles que verdadeiramente tem este ministério da parte de Deus, com um claro propósito) tem tido como finalidade a glória do homem, tanto para quem ensina como para quem busca conhecimento. A terra não tem falta de conhecimento de bíblia, nem de doutrinas, mas de conhecimento de Deus, de Cristo (Oséias 4.1).

Como nos ensina o versículo de Efésios 4.12, o ministério verdadeiro da Palavra de Deus, tem como finalidade não a edificação do Corpo de Cristo, mas o aperfeiçoamento dos santos. Se a pregação da Palavra de Deus não está aperfeiçoando os santos, para que eles possam fazer a obra do ministério, isto é, a edificação do Corpo de Cristo, então o ministério da Palavra não tem tido valor algum, isto é, somente intenções escusas.

Se o Espírito da verdade não nos conduzir a toda verdade, ficaremos ano após ano embaraçados sem avançar nenhum passo na vida cristã. Cheios de conhecimento, mas sem vida. E pior, seremos julgados por isto: "Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo".

Que o Senhor nos livre de nossas intenções escusas, abra os nossos olhos e nos dê entendimento espiritual. Amém.

Retornar