O NOVO NASCIMENTO

Nada do que foi falado anteriormente terá valor sem o novo nascimento. O Novo nascimento é o primeiro estágio da vida cristã. Tudo começa pelo nascimento, assim também a nossa vida espiritual começa pelo novo nascimento: "Respondeu-lhe Jesus: Em verdade em verdade te digo, que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus " João 3.3.

A definição mais correta sobre o que é o novo nascimento, está na própria Palavra de Deus que diz: "Estou crucificado com Cristo, e vivo não mais eu mas Cristo vive em mim" Gálatas 2.20. Portanto, novo nascimento é o eu, o pecador, o injusto, aquele que está morto em delitos e pecados, separado da vida de Deus pela ignorância, servindo às paixões e imundícies, estar crucificado com Cristo e não viver mais, mas Cristo, a vida eterna vivendo nele. Novo nascimento é um milagre efetuado por Deus em nosso interior, onde Deus tira esta natureza perversa e pecaminosa que nascemos com ela, e coloca em nós Cristo, onde estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

O novo nascimento não é uma obra que o homem pode produzir. Como no nascimento natural nada fizemos para nascer, mas foi uma vontade de nossos pais, no novo nascimento não podemos fazer nada, pois ela é uma obra exclusiva da vontade soberana de Deus: "Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da decisão humana (versão internacional), mas da vontade de Deus" João 1.13. "Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas" Tiago 1.18.

Precisamos apenas crer no evangelho, e receber a Jesus como Senhor. Crer que Deus o ressuscitou dos mortos (Rom. 10.9). Para isto é necessário ouvirmos o evangelho, porque aprove a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação (I Cor. 1.21). A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (Rom. 10.17). Uma vez que ouvimos a Palavra o Espírito se encarrega de nos convencer do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16.8-11). Quando cremos então o Espírito que gerou Jesus no ventre de Maria nos gera também de novo, e passa a fazer morada em nós. Deus já proveu tudo, Jesus já consumou tudo, e o Espírito está pronto para fazer a obra em nós. A única coisa que Ele não pode fazer é decidir e crer por nós. É aqui que se encontra a parte do homem, de sua vontade responsável.

O novo nascimento também não pode ser explicado, nem pode ser criado um método, porque ele é um mistério. O novo nascimento é o mistério inexplicável de Cristo em nós, e que nos traz por Ele, uma esperança da glória (Colossenses 1.26-27). Disse Jesus: "O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabe donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que nasceu do Espírito" João 3.8. Quem abre a madre de nossa mãe, a Jerusalém que é de cima, e que gera filhos da promessa é Deus. Ele é o único que pode fazer nascer (Isaías 66.9, Gálatas 4.25). Novo nascimento é um milagre feito por Deus à partir do momento que cremos e recebemos a Jesus Cristo (Jo. 1.12).

Apesar de ser um mistério, e mistério não se explica, Jesus nos disse em João 3.5 como ele é realizado em nós: "Em verdade, em verdade vos digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus". O novo nascimento nos faz ver o Reino de Deus que é a própria pessoa de Jesus Cristo em nós (Lucas 17.20-21), e é somente através dEle que podemos entrar no Seu Reino. Este Reino como pudemos ver em Lucas 17.21, não é um lugar, mas o próprio Jesus, e quem está em Cristo é uma nova criatura. As coisas velhas deixam de ser, eis que tudo se faz novo (II Cor 5.17). O novo nascimento é realizado em nós: pela água que é o símbolo da Palavra e do batismo, e pelo Espírito que é o agente do novo nascimento. Tudo foi criado pela Palavra de Deus (Hebreus 11.3), também o novo nascimento é gerado pela Palavra de Deus: "tendo renascido não de semente corruptível (sêmen do homem), mas de incorruptível (sêmen de Deus), pela Palavra de Deus, que é viva e que permanece para sempre" I Pedro 1.23.

Uma vez lançada a Palavra de Deus, ela é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, penetra até a divisão de alma e de espírito, sendo apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração (Hebreus 4.12). É aqui que o Espírito entra agindo sobre a Palavra de Deus, efetuando o que apraz a Deus, e efetuando cheiro de morte para morte, ou cheiro de vida para vida (II Cor 2.16). Isto confirma o que disse Jesus em João 6.63: "O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita (não há nada no homem carnal que possa ser usado para gerar o seu novo nascimento, somente a sua vontade); as palavras que eu vos tenho dito são Espírito e são vida".

O novo nascimento é pela graça de Deus, mas ele se mostra pelas obras: "pelos seus frutos os conhecereis, disse Jesus" Mateus 7.20. O novo nascimento é uma mudança radical, realizada pelo poder de Deus no interior de um pecador, livrando-o do poder do homem velho, a natureza pecaminosa, o coração de pedra do seu interior, e gerando Cristo em seu interior, com uma natureza divina, santa, e irrepreensível. Todas estas promessas nós encontramos na Palavra de Deus, e é por elas que nos tornamos co-participante desta natureza divina em Cristo Jesus: "pelas quais Ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, que pela concupiscência há no mundo" II Pedro 1.3. Tudo o que se conhece de novo nascimento e que exclui uma vida de santidade pela Pessoa de Cristo em nosso interior é falso. Um exemplo: Se novo nascimento fosse batismo nas águas, Jesus não precisava vir a este mundo e sofrer a pena do pecador, pois, era só batizar as pessoas de todo mundo e elas seriam salvas.

Temos encontrado muitas pessoas enganadas com seu novo nascimento, achando que participar de uma igreja, ser batizada, ter algum cargo é o suficiente. Mesmo aqueles que conhecem as Escrituras, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (I Coríntios 1.18), não pode se considerar nascido de novo. Novo nascimento não é concordância com a doutrina de uma igreja, mas uma experiência real com a Pessoa de Jesus: "não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim" Gálatas 2.20. Novo nascimento é a mudança de uma vida pecaminosa de imagem e semelhança maligna, para uma vida espiritual e santa, isenta do domínio e do amor ao pecado, e que produz frutos pacíficos de justiça, operados pelo amor de Deus e à santidade procedentes da verdade.

A palavra "transformar" de II Coríntios 3.18, vem do verbo grego "METAMORFÓS". "META" significa mudança, e "MORFÓS" forma interior ou de moral. O verbo está no indicativo e na voz passiva, isto é, o homem não pode efetuar esta mudança, pois, esta mudança, não se refere a uma mudança de estética, nem pode ser imitada, mas uma mudança de conteúdo e de moral. Em suma, a vida de alguém que verdadeiramente nasceu de novo é a santificação e a fé, operadas pelo Espírito de Cristo no seu interior: "e a vida que eu agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" Gálatas 2.20.

Deus nos tem levado através deste livreto, a escrever a pessoas que já experimentaram pela fé na Palavra de Deus o seu novo nascimento, mas eu não poderia deixar de falar àqueles que ainda estão aguardando que a estrela da alva surja em seus corações (II Pedro 1.19). Bem como àqueles que nunca ouviram falar que precisavam nascer de novo. Como vimos, o novo nascimento é uma obra de Deus executada pela Sua Palavra: "Ora, Àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, mas agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, dado a conhecer a todas as nações para obediência da fé" Romanos 16.25-26, e aqueles que creem nela, embora tenham sidos servos do pecado por toda a vida, obedecem de coração à forma de doutrina a que são entregues (Romanos 6.17). A experiência não vem pelo conhecimento da lei ou de doutrinas, mas é pelo conhecimento e fé no evangelho da nossa salvação que alcançamos a experiência.

A Palavra da cruz é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Enquanto os religiosos pedem sinais e os sábios pedem coisas sábias, nós pregamos a Cristo crucificado, que é sabedoria de Deus e poder de Deus (I Cor 1.18,24). A primeira coisa que Deus nos faz entender, é que novo nascimento não pode acontecer sem morte: "O insensato! o que tu semeia não nasce se primeiro não morrer" I Cor 15.36. "Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto" João 12.24. O que Deus nos faz conhecer em primeiro lugar, é que não há novo nascimento sem morte, e não pode haver morte sem a Pessoa de Jesus. A maior dificuldade que temos encontrado nas pessoas, é que elas olham para o seu novo nascimento agora, sendo que ele já aconteceu a quase 2.000 anos atrás, até mesmo antes da fundação do mundo. Já morremos em Jesus Cristo.

A obra não irá acontecer, ela já aconteceu, está no passado, e é assim que a Palavra de Deus nos apresenta: "sabendo isto, que o nosso homem velho foi com Ele crucificado, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de que não servíssemos ao pecado como escravos" Romanos 6.6. "Assim também vós meus irmãos, fostes mortos para à lei pelo corpo de Cristo, para que sejais doutro, daquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos frutos para Deus" Romanos 7.4. "porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus" Colossenses 3.3. "Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?" Romanos 6.3. Esta morte já se deu quando Jesus morreu naquela cruz.

A Palavra de Deus não diz que somente Jesus morreu naquela cruz, mas que nós fomos incluídos na Sua morte, para que na Sua ressurreição pudéssemos nascer de novo: "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim mesmo" João 12.32. A morte já se deu em Cristo, assim nos afirma Deus em Sua Palavra. O novo nascimento também já aconteceu, pois, morremos na morte de Cristo e renascemos na ressurreição de Jesus. Vejamos isto na Palavra, e que Deus te faça ver que isto já aconteceu: "Fomos, pois, sepultados com Ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida" Romanos 6.4. "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com Ele, e com Ele nos fez assentar nas regiões celestes em Cristo" Efésios 2.4-6.

É maravilhoso que este Deus misericordioso já tenha feito esta obra por nós. É pela graça que somos salvos, e o meio para obtê-la é a fé, e isto não vem de nós, é dádiva de Deus; não vem de obras humanas para que ninguém se glorie (Efésios 2.8-9). Jesus disse: "Tudo está consumado" (João 19.30). Sabe o que isto significa? Que não há mais nada a ser feito, tudo está feito, tudo está pronto, é só crer e receber. Até mesmo a fé nos é dada por Deus. Ela vem pelo ouvir a Palavra, e quando a ouvimos devemos apenas fazer como aquele pai do menino epiléptico: "Creio! Ajuda a minha incredulidade" Marcos 9.24. Quem nEle crer não será confundido (Romanos 10.11).

A nova criatura é feitura de Jesus, criado em Cristo Jesus para as boas obras, e não mais a feitura de Adão (Efésios 2.10). A característica principal de uma nova criatura, é a libertação da escravidão do pecado. Quem continua sendo escravo do pecado, nunca viu nem conheceu Jesus Cristo (I João 3.6). O novo nascimento restitui o homem da glória de Deus, perdida com o pecado (Romanos 3.23, Romanos 8.30, II Cor 3.18, II Cor 4.6).

O novo nascimento é a entrada para a vida espiritual e no Reino de Deus. Ele é o início de tudo. Ele é o primeiro estágio da vida cristã, porque sem nascer, ninguém pode crescer. A entrada no Reino Celestial de Jesus, como vimos anteriormente, não pode ser alcançado pelo próprio homem, mas por graça de Deus. O novo nascimento é um ato e o crescimento é um processo até o seu complemento: "Até que todos cheguemos a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo" Efésios 4.13. Todo o que nasce precisa crescer, e a sua carreira é que vai determinar a sua entrada no Reino de Jesus.

Deus nos ensina amplamente que não pode haver novo nascimento sem morte, e este novo nascimento já se deu na morte e na ressurreição de Jesus Cristo. Você já está morto pela morte de Jesus, e já nasceu de novo pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos? Creia na Palavra de Deus e retenha firme a confissão de sua esperança, porque Aquele que prometeu é fiel (Hebreus 10.23).

Retornar