AS SETE COLUNAS DA CASA DE DEUS

 

"A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas" Provérbios 9.1.

 

Há muitos textos na Palavra de Deus que despertam interpretações, e este de Provérbios capítulo 9, o verso 1 é um deles. Mas as Escrituras não são de particular interpretação, porque nunca foram produzidas pela vontade do homem. Ela deve ser revelada pelo Espírito, e pela própria Palavra (II Pedro 1.20-21). O texto nos ensina que todas as sete colunas estão ligadas à sabedoria.

Esta sabedoria de que fala a Palavra não é um atributo de Deus, mas uma Pessoa: Jesus Cristo. A continuação do texto confirma isto quando diz que já lavrou as suas sete colunas. O número sete também é o número de Cristo.

Em Provérbios 8.2 ela se revela personificada quando diz: "Eu, a sabedoria habito com a prudência", e em Provérbios 9.10 diz também que esta prudência é "conhecimento do Santo". Lembrando que ninguém pode ter conhecimento de Cristo a não ser experimental, de Vida e não teórico.

Por isso Jesus disse que Ele edificaria a Sua Igreja. Nele a casa já está edificada, e as colunas já estão lavradas, pois Ele mesmo é estas sete colunas, e agora Ele está passando isto para todo o Corpo: "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" Efésios 4.13.

Tudo o que é do homem é feito de tijolo misturado com palha. É feito do pó da terra, do mesmo material que veio o homem. Tem o mesmo formato, e é misturada com as obras da carne, a palha, que é usada para firmá-los. A torre de Babel e as construções no Egito que tem uma figura muito clara do mundo nos lembram isto (Gênesis 11.3, Êxodo 5.7).

As coisas de Deus são de pedra que primeiramente se é retirada do monte e depois lavrada (Daniel 2.45). Jesus é uma pedra lavrada, de esquina, e todo filho de Deus também o é: "E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual" I Pedro 2.4-5.

A casa de Deus é edificada com pedras lavradas onde são usados muitos instrumentos para apará-las. As colunas já estão lavradas, e agora é necessário muito trabalho de Deus nos seus filhos preparando-os para serem partes dessa edificação; para serem homens de Deus, vasos úteis ao Senhor (Tiago 1.2-4; II Timóteo 2.21).

A primeira coluna da sua Casa, que nos ensina a Palavra de Deus é o temor: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência" Provérbios 9.10. Ela é o princípio, a primeira. Se não houvesse temor a Igreja cairia em toda obra má (Provérbios 14.26-27).

A segunda coluna é a Palavra de Deus: "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento" Provérbios 2.6. Se não houvesse a Palavra de Deus não haveria salvação (Romanos 10.14-17), nem regeneração (I Pedro 2.23), e muito menos santificação na Sua Casa (João 17.17).

A terceira coluna da Casa de Deus é a prudência: "Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos" Provérbios 8.12. Como vimos acima, a prudência é o conhecimento do Santo. Se não houvesse prudência na Casa de Deus não haveria disposição e paciência, ou longanimidade para tratar as coisas. Penso que se a prudência não fosse uma dessas colunas, o Senhor já teria desistido de nós.

A quarta coluna é o Conselho: "Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza" Provérbios 8.14. Se não houvesse conselho na Casa de Deus os erros e as heresias permaneceriam para sempre. Aleluia! Temos um Maravilhoso Conselheiro (Isaías 9.6).

A quinta coluna é a humildade: "Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria" Provérbios 11.2 (15.33 e Salmos 19.13). A humildade é uma característica clara do nosso Senhor (Mateus 11.29). Se não houvesse humildade na Casa de Deus o Senhor não conseguiria conviver conosco. Homens com tanta soberba não sendo nada.

A sexta coluna é a salvação: "O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo" Provérbios 28.26. Sem salvação não haveria a Casa de Deus. Sendo ela uma das colunas, podemos ter esperança na salvação que ainda esta em processo, preparada para se revelar no último tempo (I Pedro 1.4).

A sétima e última coluna da Casa de Deus é a disciplina: "A vara e a repreensão dão sabedoria" Provérbios 29.15. Se na Casa de Deus não houvesse disciplina para os seus filhos nunca chegaríamos a varão perfeito e participante da Sua Santidade (Hebreus 12.5-11).

Mas tudo isto é uma Pessoa: Cristo. As sete colunas são tudo o que Ele é, e tudo o que o homem não é. Essas coisas só são visíveis na Igreja do Senhor quando Cristo se torna a expressão de cada irmão. E é para isto que cada um de nós tem sido lavrado por Deus, para que sejamos também pedra de edifício, e juntos, o edifício de Deus. Cristo sendo tudo e em todos. Amém.

Retornar