Dia 01 de novembro

 

 

"Não sejais como o cavalo, nem como a mula,

que não têm entendimento...".

Salmo 32.9.

 

Quão difícil é para nós ouvirmos o ensino do Senhor no que diz respeito às nossas necessidades diárias! Temos o ímpeto do cavalo e a força da mula, quando diante de nós aparece qualquer situação no nosso dia a dia, mas não temos a mansidão de uma ovelha para ouvirmos o Senhor; sendo que Deus nos ensina que é na confiança que está a nossa força: "Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes. Mas dizeis: Não; antes sobre cavalos fugiremos; portanto fugireis; e, sobre cavalos ligeiros cavalgaremos; por isso os vossos perseguidores também serão ligeiros" Isaías 30.15-16.

É mais fácil para nós corrermos de um lado para o outro como um cavalo, ou buscarmos recursos e socorro na nossa força do que ouvir e esperar no Senhor. Mas Deus conhece a nossa estrutura, e é longânime para conosco. Ele sempre espera para ter misericórdia de nós: "Por isso, o SENHOR esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que nele esperam" Isaías 30.18.

Nos versos 8 e 9 de Salmos 32 que iniciamos o Senhor nos diz: "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, do contrário não se sujeitarão".

Não podemos ser como o cavalo e a mula. Apesar do seu ímpeto e de sua força, eles não se sujeitam sem cabresto e freio. Eles não têm entendimento, mas Deus nos deu o seu Espírito, a fim de compreendermos as coisas de Deus: "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus" I Coríntios 2.12. Agora temos a mente de Cristo para discernirmos bem tudo.

Não somos cavalos ou mulas, mas ovelhas do seu pastoreio: "Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto" Salmos 100.3. A ovelha não necessita de cabresto porque ela se sujeita à voz do seu pastor: "Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos" João 10.2-5.

Ouçamos a Sua voz, atentemos para o seu ensino, porque como um bom pastor, Ele nos tem sobre as suas vistas. Ele é o nosso Pastor e nós suas ovelhas: "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome" Salmos 23.1-3.

Precisamos conhecer a mansidão do Cordeiro. Ainda que estivesse diante dos seus tosquiadores, não abriu a sua boca e esperou tudo do Pai: "Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca" Isaías 53.7. Amém.

Retornar