Dia 01 de outubro

 

 

"(...Deus não aceita a aparência do homem)...".

Gálatas 2.6.

 

Deus não dá em nenhum lugar das Escrituras o testemunho de homens, somente de seu Filho Jesus Cristo: "Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou" I João 5.9. Toda a Escritura só testifica de uma pessoa: de Jesus Cristo: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" João 5.39.

Todo o propósito de Deus desde antes da fundação do mundo estava em seu Filho Jesus Cristo: "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado" Efésios 1.4-6. Tudo foi criado por Ele e para Ele. Sem Ele, nada do que foi feito se fez (João 1.3). Sem Ele, não há nenhuma glória, somente vaidade: "Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade" Salmos 39.5.

Um testemunho precioso disso foi no monte da transfiguração. Estavam entre eles Moisés - aquele que foi fiel sobre a casa de Deus - (Hebreus 3.5), como também Elias - o profeta que representa o espírito de todos os profetas - (Malaquias 4.5). Estavam também entre eles Pedro, Tiago e João, a futura geração que iria cooperar na edificação da  Sua Igreja (Efésios 2.20). Estavam todos ali representados: a lei, os profetas e os apóstolos, mas Deus não deu testemunho de nenhum homem, somente de seu Filho: "E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o" Mateus 17.5.

Deus não aceita a aparência dos homens. Qualquer coisa que um homem possa manifestar, e que tenha vida, é por Cristo, portanto, a glória pertence somente a Ele. O homem pode ser um instrumento de Deus, mas no final precisa ver se poderá receber a honra de ser considerado um servo inútil: "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer" Lucas 17.10.

Para recebermos esta honra é necessário fazermos tudo o que nos é mandado. Se há alguma glória, por menor que seja, ela é totalmente do Senhor: "Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor" I Coríntios 1.29-31.. Amém.

Retornar